29 de maio de 2013

VISTO DE TRABALHO, PERMISSÃO DE RESIDÊNCIA E BUROCRACIAS

Esta é uma das fases que preocupa muitas pessoas e não foi diferente comigo... Afinal, há a possibilidade de não aceitarem nosso pedido de residência e de não liberarem o visto de trabalho. O lado positivo disso tudo é que a relação entre Suécia e Brasil é muito boa, turistas não precisam de visto e podem ficar até três meses no país, o que pode ser renovado por mais três meses dependendo do motivo.

PERMISSÃO DE RESIDÊNCIA NA SUÉCIA
Existem diversas maneiras de requerer o visto de trabalho e a permissão de residência. Alguns casos são mais comuns, mas outros nem tanto. Vou contar como foi o meu processo, para tirar as dúvidas de quem estiver na mesma situação...
Para saber a respeitos dos procedimentos eu entrei no site da embaixada da Suécia no Brasil (http://www.swedenabroad.com) e pesquisei por tudo o que eu teria que fazer. No começo eu achei o site um pouco complicado, principalmente para o meu caso, não achei que havia muitas informações. 

Depois fui pegando o jeito do site, mas o que realmente me ajudou foi ter ligado para a embaixada em Brasília (61 3442 5200) e tirado todas as minhas dúvidas. Eu liguei várias vezes para lá até que conseguissem entender o meu caso e encaixá-lo em uma das formas de pedido de visto. No final, não foi tão complicado quando parecia ser, mas o começo exigiu bastante pesquisa.

Como eu estou indo pra Suécia acompanhando o meu namorado, a maneira mais fácil seria ter mandado as cópias dos meus documentos junto com as dele, mas como não sabíamos disso e o visto dele já tinha saído, tive que começar tudo de novo, de outra forma. No site falava de alguns documentos que eu precisava, mas como eu estava achando o site complicado, quem listou os documentos foi a mulher da embaixada. Eu tive que fazer o pedido como co-solicitante e, por isso, não pude fazer online, teve que ser tudo enviado pelo correio mesmo. E, porque meu pedido estava diretamente ligado ao meu namorado, também tive que mandar cópia do contrato de trabalho dele. 

DOCUMENTOS PARA CO-SOLICITANTE
No próprio site da embaixada, você consegue achar os links com a lista dos documentos necessários. No meu caso, o link foi esse: http://migre.me/eLVVM 
Tivemos que fazer uma Declaração de União Estável no cartório, mas não foi necessário enviar fotos nossas para comprovar o relacionamento como é pedido em alguns casos. Uma das coisas que ficou bem cara foi a tradução dessa declaração, que deve ser feita por um tradutor da junta comercial. Além disso, meu namorado teve que pedir que enviassem da Suécia o contrato de trabalho dele, para que ele assinasse e eu tirasse as cópias autenticadas. 

Outra coisa que não tinha no site da embaixada era o valor da taxa para co-solicitante. Liguei para a embaixada e me informaram o valor, que ficou sendo R$300,00. O formulário deve ser preenchido em inglês, incluindo o formato da data. Quase que eu envio os documentos sem assinar os formulários, ainda bem que conferiram para mim, senão teria voltado. hahaha...

TEMPO DE ESPERA
Depois de enviar os documentos, vem a pior parte: esperar! Sou uma pessoa muito ansiosa e essa coisa de esperar sem ter um tempo definido é muito ruim. Então arrumei mil coisas para ocupar o tempo, já que eu formei e não tinha mais faculdade para ir. Passados oito dias após ter enviado os documentos para a embaixada em Brasília, eu liguei para a embaixada para saber se tinham recebido. Depois que enviaram, esperei mais um tempo e liguei para saber o número do meu caso e poder acompanhar pelo site: http://www.migrationsverket.se/info/2306_en.html

Passou um mês, dois meses e nada de aparecer que a decisão foi tomada. No caso do meu namorado, demorou três meses, então e estava esperando mais ou menos o mesmo período, apesar de o meu caso ter sido considerado mais demorado, já que tive que enviar os documentos pelo correio.

As pessoas que vão para a Suécia dizem que para que a decisão saia logo, você deve ficar ligando e pressionando a pessoa responsável sobre a decisão. Sendo assim, enviei um e-mail para a mulher da embaixada e pedi os dados da pessoa responsável por meu caso. Meu namorado, já na Suécia, tentou ligar diversas vezes para a imigração e para a pessoa responsável, sem conseguir resposta. Foi então que ele pediu ajuda do RH da empresa dele. A mulher ligou para algumas pessoas da imigração na sexta-feira, falando que meu caso era fácil e que estavam demorando muito. Na segunda-feira, a decisão já tinha sido tomada. Liguei para a embaixada em Brasília e disseram que eu poderia ir buscar um documento para apresentar caso a imigração me pare no aeroporto.

Eu já poderia estar na Suécia antes de a decisão ser tomada, pois no próprio site aparece um aviso de que "se eu já estiver na Suécia" eu deveria informar o meu endereço para que os documentos fossem enviados e se estivesse no Brasil, como foi o caso, entrasse em contato com a embaixada. Antes de aplicar, eles aconselham a ficar no Brasil, já que há possibilidade de a decisão ser negativa. 

Enfim, tentei resumir... =)
Caso tenha alguma dúvida, escreva nos comentários.
Beijos!

26 comentários:

  1. Oi Vicky! =D
    Realmente as relações do Brasil com a Suécia são boas, mas turistas brasileiros podem permanecer na Suécia por até 3 meses tá? Não 6 seis meses!
    O seu visto saiu muitoooo rápido!
    Eu enviei meus papeis em Janeiro e ainda aguardo o visto, mas no meu caso o meu visto é de Sambo, fazem três meses que fiz a entrevista em SP e 5 meses que enviei meus papeis, e conheço pessoas que aplicaram o visto on line e ainda estão no aguardo!
    Realmente a empresa do seu namorado te ajudou bastante, pois vistos para Suécia costumam demorar! #MinhaOpinião
    Estou muito feliz por vc!
    Sucesso!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. É... saiu bem rápido. A mulher do RH ligou pra imigração e falou algo do tipo "é muito simples, todos os documentos estão aí, preciso disso urgente!"... No grupo do Facebook eles sempre falam que é melhor pressioná-los, senão o visto nunca sai!
    Realmente o visto é de três meses, mas como pode ser renovado por mais três meses, eu sempre falo seis. Hahaha... ^^
    Tenta ligar pra embaixada, Rafa! Pega o contato da pessoa responsável por seu caso, e-mail... Os vistos demoram mesmo, mas se conseguir falar com eles, sai mais fácil!
    Boa sorte!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada Vicky, mas já tenho feito isso, e nenhum resultado!
    Só me resta aguardar mesmo!
    Beijos
    Vi ses! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consertei o lance dos seis/três meses. Obrigada pelo toque! =)

      Excluir
  4. vicky, a mãe do meu namorado tem uma empresa, um cybercafé na Suécia (ela é cidadã de lá) e ele queria saber se tem como através dessa pequena empresa que ela tem, poderia conseguir um visto de trabalho para ele no cybercafé.

    ps: parabéns pelo blog, entrei hoje ja to lendo todos os posts! muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rebeca.
      Não sei como funciona esse tipo de coisa aqui, mas talvez consiga sim. Fale para ele entrar em contato com a embaixada e tirar as dúvidas. xD
      Obrigaada! Beijos!

      Excluir
  5. Olá!
    Eu to querendo passar 6 meses na Suecia, para aprender o ingles e futuramente o sueco. Tenho amigos e futuros familiares por lá. Meu namorado é sueco! Então como o limite de turista é de tres meses e pode ser renovado por mais tres meses, quais motivos podem ser levado em conta para renovar mais tres meses?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Karine.
      Eu não sei muito a respeito desse assunto porque nunca vim como turista pra cá. Acho que se você tem um namorado sueco e pensa em estudar aqui, se você estiver fazendo algum curso, eles devem prolongar seu tempo de estada... Em geral, esses assuntos de estudo e trabalho é que costumam valer para alguma coisa. Hehe

      Excluir
  6. Olá Vicky, sim estou lendo essa publicação depois de um ano HUAHAUHUH. Espero que você veja. Eu tenho algumas dúvidas e espero que você consiga me ajudar, pois estou totalmente perdido. Sou bem leigo no assunto, não manjo quase nada.

    Vamos lá, nesse final de ano estarei terminando meu terceiro ano do ensino médio junto com a minha namorada, estou com 18 anos completos e ela fará 18 em Fevereiro, depois de muitas conversas, decidimos sair do país (como se fosse fácil HUAHUAH) para uma graduação (ou pós) e depois nos fixar em algum lugar, pensamos primeiro na Suécia, ela tem uma tia que reside no país que sempre falou muito bem do lugar, eu comecei a pesquisar e acabei vindo parar no seu blog e sinceramente estou apaixonado pela Suécia (e você escreve muito bem, parabéns!).

    Eu e a Giulia decidimos esperar esse ano de 2015, primeiro por nós dois estarmos bem confusos sobre uma graduação, segundo por uma questão financeira, eu vou trabalhar nesse período de um ano e juntar o máximo de dinheiro possível.

    Gostaria de saber sua visão disso, seu caso é bem parecido, porém seu visto foi para trabalho, no caso eu tenho que estar trabalhando em alguma empresa pra depois ir para Suécia? Ou posso simplesmente ir lá e tentar um novo emprego? Talvez um visto de estudante seja uma melhor opção (para aprender algum curso), mas isso tem um custo e não faço ideia de quanto é. Estou bem perdido, mas sempre pesquisando muito, gostaria de saber sua opinião geral, já que viveu algo parecido.

    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Miguel.
      Obrigada. Que bom que gostou do blog. ^^

      Bom, meu caso não é bem o mesmo que o de vocês. Meu namorado trabalhava em uma empresa no Brasil como estagiário e quando ele se formou, ele se candidatou a uma vaga pela mesma empresa só que aqui pra Suécia.
      Sendo assim, o visto dele é de trabalho (e você poderia fazer o mesmo, é uma forma bem segura de vir para cá, o difícil é encontrar uma empresa que contrate você sem visto de trabalho). O meu visto é ligado ao dele, de trabalho também, mas algo mais familiar (se ele for embora eu tenho que ir também, a não ser que eu arrume um emprego fixo aqui ou espere 5 anos para adquirir cidadania, nesse caso os vistos meio que se separam). Talvez até já esteja assim, mas eu nem sei... hahaha

      Sobre estudar, muita gente vem dessa forma também, mas não sei explicar o que é necessário.
      Entre no site da embaixada sueca no Brasil, lá tem muitas informações. Ajudou muito quando eu tava vindo pra cá.

      O tempo para ficar como turista aqui é de três meses, se você quiser tentar arrumar um emprego aqui nesse tempo, é muuito difícil, principalmente se você não fala sueco, mas nada é impossível. :)

      Espero que tenha ajudado. Qualquer dúvida, só falar.
      Beijos.


      Excluir
  7. bom dia! E ola Victória, primeiramente queria falar dos meus interesses, sempre quis morar na suécia desde pequeno sempre tive esse sonho,e agora que casei vi que minha esposa e eu temos esse sonho em comum, pelo clima que o país apresenta, pela religião cristã predominante isso fez conque eu me apaixonasse mais ainda com o pais.Gostaria de saber de você como faço para poder realizar esse sonho,como consigo tirar o visto de permanecia poderia me ajudar? Agradeço e desde já espero sua resposta !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Bom, existem várias maneiras de vir morar aqui. Através de estudos, trabalho, família...
      Você pode visitar ou site ou entrar em contato com a embaixada da Suécia em Brasília, acho que no site dá para tirar várias dúvidas. Não sei exatamente sobre cada caso específico.
      Sobre a religião cristã ser predominante, na verdade a predominância aqui na Suécia é do ateísmo, então não sei de onde tirou essa informação. ^^
      Enfim... Boa sorte, qualquer coisa pode perguntar que eu tento ajudar no que for possível.
      Beijos!!

      Excluir
    2. Oi;)

      Eu moro na Suecia a 22 anos. As formas de conseguir visto para a Suécia, tem que ser atravez de familia (casando ou vive no juntos, sambo), ser dependente (ter pais/filhos suecos e ser menor de idade),ou visto de trabalho ou estudo. Para uma empresa na Suecia, contratar um estrangeiro fora da uniao Europeia, vai ter que provar que a pessoa tem uma competencia que nao pode ser encontrada aqui.
      Visto de estudante- facil se vc conseguir entrar em algum curso. O problema é que a 2-3 anos atraz, a Suecia mudou suas leis para estudantes estrangeiros. Antes era gratuito para estrangeiros estudar em qualquer faculdade aqui. Agora os estrangeiros teem que bancar os custos.
      Sendo estudante, vc pode vir atravez de que o que aqui chamamos de "utbyttestudent- intercambio.

      Sobre religiao: a Suecia deve ser o país menos religioso do mundo;), sim, oficialmente é a religiao crista que se destaca. Mas o povo sueco em si, em geral, nao é muito religioso nao. Mas tem varias igrejas de religioes diferentes sim.

      Excluir
    3. Muito obrigada por comentar, Mayra! =)
      Realmente me equivoquei dizendo que é o ateísmo, mas fui saber que não é ateísmo e sim "não religião" há pouco tempo. As informações na internet me deixam confusa às vezes.
      Beijos!

      Excluir
  8. olá Victória! tudo bem ? sou Bruno Fernandes, moro em Belo Horizonte.primeiramente gostaria de dizer o motivo de entrar no seu blog é porque estou com um sonho e agora que casei achei alguém com o mesmo sonho que o meu do morar na suécia, um sonho que tenho desde que era menino.gostaria de saber de você oque posso fazer para poder ir morar ai na suécia.adorei seu blog e sua experiencia ! obrigado pela postagem e aguardo sua resposta! bom tarde

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é o mesmo do comentário de cima, certo?
      :)

      Excluir
  9. Oi Vicky, tudo bem?

    Não sei se você vai conseguir me ajudar, mas não custa tentar, né? :)
    Meu namorado foi para Orebro, jogar futebol. Vai ficar até Novembro com possíveis chances de renovação para o ano seguinte. (Pelo que ele me contou, o futebol para alguns meses por causa do frio e volta em março)
    Partindo disso, nos planejamos para eu ir tirar férias em outubro/setembro desse ano, e ano que vem, quando ele voltar, eu vou com ele.
    Porém, algo que me preocupa muito... o visto!
    O time vai dar o visto pra ele ainda esse ano, mas após ler seu post, fiquei em dúvida se eu conseguiria um visto como o seu, já que ele está lá por causa do trabalho.
    Ou será que seria aconselhável eu tentar uma oferta de emprego no mês que eu for de férias e tentar voltar no começo do ano com visto de trabalho?

    Obrigada desde já! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Brunna! Tudo ótimo, e você?
      O seu caso é bastante parecido com o meu. Se ele vem a trabalho e vocês podem provar que moraram juntos no Brasil há pelo menos dois anos, acho que você pode tentar aplicar para o mesmo caso.
      Mas a certeza e a segurança de um trabalho e o visto vinculado a ele é sempre a melhor opção! ;)

      Beijos!

      Excluir
  10. Oi Victoria, tudo bem?

    Estou indo fazer mestrado em Uppsala mês que vem e tenho uma dúvida que você talvez possa me ajudar.
    Eu apliquei para a minha permissão de residência sem colocar o meu esposo pois precisava que a permissão saisse com urgência e não poderia correr o risco de atrasar de forma alguma. Então, agora meu esposo quer tirar o visto dele para ir morar comigo, pelo menos nesses dois anos que estudarei aí.
    Você sabe me dizer se o visto dele terá que ser solicitado como o seu foi? Saberia dizer também quais são os requisitos para conseguir um visto de trabalho?

    Agradeço qualquer ajuda que puder oferecer.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Mayra!
      Bom... no meu caso foi visto de trabalho, então não sei se funciona da mesma forma quando você vai para estudar. O que me ajudou muito na época, já que eu não tinha lido nenhum caso como o meu, foi ter ligado pra embaixada e a mulher que trabalhava lá me explicou tudo certinho o que eu deveria fazer.
      Como vocês já são casados, pode até ser mais fácil!
      Sobre o visto de trabalho, a forma que eu sei de consegui-lo é aplicar para as vagas de emprego e passar a saber se a empresa fará isso por você, eles geralmente perguntam sobre o visto de trabalho na entrevista. Muitas empresas não escolhem os candidatos por terem que fazer o visto de trabalho, mas outras muitas levam em conta o quão bom é o profissional. Depende também da área e do tempo que será o contrato.
      Acho que existem outras formas de conseguir o visto de trabalho, mas eu não tenho conhecimento de outras.
      Espero que eu tenha conseguido explicar direito. Qualquer coisa é só dizer que eu tento ajudar. :)
      Beijos e boa sorte!!!

      Excluir
  11. Olá Vitória,

    Vou me casar com um sueco em Dezembro aqui no Brasil depois disso vou fazer a entrevista. Vi que há uma nova lei para imigrantes que limita o visto e isso tá me dando medo e dor de cabeça, meu noivo ligou pra embaixada do Brasil lá e eles disseram que demora até 17 meses para conseguir o visto e não quero ter que passar 17 meses sem meu noivo. Você acha que há alguma form de conseguir rápido o visto, já que estaria casada com um sueco mesmo com essa lei?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Não sei dessa nova lei, mas o tempo máximo é este mesmo, não quer dizer que vai demorar isso tudo,e sim que o direito deles de decisão é até esse tempo. No meu caso demorou três meses, acho que depende da fila, do tipo de visto, da época do pedido, não sei exatamente...
      Não sei como conseguir mais rápido. Na minha época, eu consegui o telefone da pessoa responsável pelo meu caso com a embaixada e a pessoa do RH da empresa do meu namorado ligou pra essa pessoa perguntando a quan5as andava o processo e falando pra fazerem o mais rápido possível (algo do tipo), pouco tempo depois estava pronto, mas não tem como ter certeza se foi isso que ajudou.

      Não sei como é quanto a casamento, porque não foi o meu caso, mas parece ser a mesma coisa.

      Espero que tenha ajudado.
      Beijos e boa sorte no processo!

      Excluir
  12. Olá, Victória!!
    Meu marido recebeu uma proposta para fazer o doutorado em Estocolmo e isto nos pegou de surpresa. Acontece que meu inglês é bem fraquinho e por isso andei pesquisando e vi que a Suécia oferece curso de inglês gratuito para imigrantes. Porém não achei mais nenhuma informação a respeito. Sobre o sueco para imigrantes já consegui me informar. É o que mais tem nos sites, mas sobre o curso de inglês não achei. Você pode me dar uma luz? Como faço para achar, conseguir? Onde procuro? Seria nas mesmas escolas que oferecem o sueco?
    Muito obrigada e seu site é ótimo! Já tirou muitas dúvidas.. hehehe
    Abraços,
    Cacá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cacá!
      Que legal!!!
      Sobre o inglês, você deve procurar a komvux. Geralmente tem sim nas mesmas escolas que oferecem o curso de sueco para imigrantes; eu fiz na mesma escola.
      É só ir na recepção, perguntar se tem o curso de inglês e fazer um teste de nivelamento. Caso não tenha na escola da kommun onde você estiver registrada, é só pedir a transferência e fazer em outra komvux.
      Espero que tenha ajudado!
      Beijos!

      Excluir
  13. Bom dia Victória tudo bem?
    Sou Brasileira e meu namorado Neozelandês, estávamos pensando em ir para Suécia para trabalhar, e também porque ele tem tios que moram lá. Gostaria de saber na sua opinião qual seria a melhor forma para conseguir um visto e um trabalho lá, se eu aplicaria algum visto junto com ele, se é possível achar um trabalho antes de ir ou vou como turista e chegando lá tentamos achar um trabalho.
    Agradeço desde já pela atenção.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Vic, tudo bom?
    Estou amando seu Blog!

    Meu caso não é igual ao seu, mas vai que você sabe alguma coisa sobre...
    Meu marido é metade Sueco e metade Suíço. Casamos no Brasil e fomos morar na Suíça porque ele morou a vida inteira lá, depois de um mês e meio consegui meu personnummer suíço. Então decidimos vir morar em Stockholm, ele já está registrado no país e já registramos nosso casamento aqui semana passada. Fiz a aplicação da permissão Sueca por correio a mais de um mês atrás e não obtive resposta, então fiz também Online e estava dando que o tempo de decisão seria entre 14 e 16 meses. Você conhece alguém com situação parecida com a minha, e sabe se irá demorar mesmo esse tempo? Porque vou ficar louca ter que ficar sem trabalhar ou estudar por mais 14 meses. E você sabe se os cursos de língua é somente para quem já tem o personnummer sueco ou existe casos que a pessoa pode começar a fazer antes de recebê-lo?

    Obrigada pela atenção!
    Ps: seu ig é lindo, to te seguindo la tb!

    Bjbj
    Brenda

    ResponderExcluir

Por Victória Freitas

authorOi, Eu sou a Vic, autora do blog Morando na Suécia.
Quer saber mais?



♢ ♢ ♢

♢ ♢ ♢
Snapchat: stronglica

INSTAGRAM