28 de junho de 2013

PERMISSÃO DE RESIDÊNCIA "DEFINITIVA" E PERSONNUMMER

Era pra eu ter escrito parte deste post na semana passada, mas como a preguicinha reina em mim, decidi esperar e escrever sobre os dois assuntos de uma vez só...

PERMISSÃO DE RESIDÊNCIA / MIGRATIONSVERKET
Três dias depois que cheguei aqui, fui à Migrationsverket fazer o pedido da minha permissão de residência. O documento que a embaixada no Brasil me deu antes era provisório. No título eu coloquei aspas em "definitiva", porque a permissão que tenho é de até dois anos, mas posso renovar quando tiver faltando alguns meses para acabar. O namorado foi comigo à Migrationsverket, porque pediu dois dias de folga até eu me situar. :-) 

Chegamos um pouco atrasados, mas eles também estavam um pouco atrasados com a chamada... Lá tinha muita gente, de todos os países imagináveis, em uma fila enorme que, acredite, não estava servindo para nada. O sistema na Migrationsverket não é favorável a quem chega mais cedo, ou seja, se você chegou mais cedo, fica sentadinho esperando todos que chegaram mais tarde (mas que marcaram horário pra mais cedo que você) passarem a sua frente... Sendo assim, chegamos atrasadinhos uns 15 minutos, mas ficamos lá na frente dessa tal fila gigante. 

Fofoca: esse lance de fila fez uma mulher chorar e gritar horrores lá, falando que tava há não sei quantas horas e agora mil pessoas passando na frente dela e blá blá blá... :-O

Enfim... Lá a gente faz digital, foto, dá o endereço pra entrega e pronto.
Um probleminha básico foi o fato de eu estar vinculada ao meu namorado, então eu dei o endereço da casa e eles mandaram lá pra empresa onde ele trabalha. 
Outro problema é que eu não sabia que tirava fothénha, então nem levei um espelhinho básico. Hahaha...

Eles disseram que chegaria uma semana depois o cartão, mas demorou uns dois dias úteis a mais, talvez por causa do Midsommar (é, eu não escrevi sobre isso.... mas o Midsommar é basicamente quando os suecos tiram uns dois dias de folga pra festejar a chegada do verão). E esse aí em cima é como o cartão de permissão de residência se parece, só não repare muito na minha beleza excessiva sem maquiagem e com franjinha de Zacarias. ^^

PERSONNUMMER / SKATTEVERKET
O personnummer é equivalente ao CPF no Brasil e é feito na (ou no, sei lá) Skatteverket. Só pode fazer o pedido com o cartão de permissão de residência em mãos... Bom, isso foi o que o namorado disse, mas não sei se pode fazer só com passaporte e o papel que eu tinha recebido no Brasil e, pra evitar a fadiga, resolvi esperar o cartão chegar. Ontem eu fui fazer o pedido do meu personnummer (sozinha; que orgulho! \o/). 

Foi super rápido. Para fazê-lo, você tem que levar o passaporte e a permissão de residência. Lá na Skatteverket, eles também dão um formulário pra você preencher com nome, nacionalidade e endereço basicamente e uma senha para ser atendido.

Depois, é só esperar ser chamado e entregar os documentos. Acho que o prazo para chegar também é de uma semana. Um problema é que a inscrição para o curso de verão de SFI (sueco para imigrantes) acaba hoje e só poderia fazer com o personnummer em mãos, mas outros cursos virão... haha.

Qualquer dúvida sobre essas questões de tirar documentação é só perguntar nos comentários e, se eu souber, eu respondo.

Beijos.

9 comentários:

  1. Que bom que está tudo dando certo para vc ai Vicky!
    Fico muito feliz de verdade!
    Beijos e Muito sucesso!
    =D

    ResponderExcluir
  2. olá! tenho uma pergunta a fazer, entao ja que primeiro tira o cartao e depois o personnummer, entao no cartao nao tem o personnummer? sao separados?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não. O cartão de permissão de residência não tem personnummer...
      O cartão de permissão de residência é necessário para, por exemplo, se você for viajar depois de três meses morando na Suécia, para provar que você tem a permissão e você ficou legalmente no país durante todo o tempo... E o personnummer serve para praticamente todas as coisas que você vai fazer. Depois ainda tem que tirar o ID Kort... Tem outro post sobre isso. =)

      Excluir
  3. O que preciso fazer aqui no Brasil antes de ir? Que documentaçao preciso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende... O que você vem fazer na Suécia? passear, trabalhar, estudar?
      Veja no site da embaixada os documentos necessários. :)
      Se vier passear apenas, pode ficar por três meses apenas com passaporte mesmo.

      Excluir
  4. Victoria, obrigado pelas pertinentes informações.
    Me diga, como cidadão europeu, qual passo a passo para conseguir o personnummer?
    Pode acontecer de minha esposa ser aprovada num doutorado, e termos que mudar rapidamente.(Ambos temos dupla cidadania (italiana).
    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carmelo!
      Vou copiar um pouco das informações que tem nas perguntas frequentes que recebo e acrescentar algumas coisas:
      Este é um dos assuntos sobre os quais eu não tenho muitas informações, tanto porque não tenho cidadania europeia, quanto porque não vim por motivos de estudo. Mas pelo que leio nos grupos de brasileiros na Suécia, acho que quem tem cidadania de país da União Europeia pode viajar para qualquer um dos outros países que também fazem parte da UE, não sei se é por tempo indeterminado.

      Porém, só com a cidadania de um destes outros países não dá a você todos os direitos de um cidadão sueco por aqui. Você não poderá, por exemplo, cursar o ensino médio ou fazer aula de sueco para imigrantes e deverá pagar por todas as consultas médicas e cirurgias caso precise.

      A dica é tentar arrumar um emprego o mais rápido possível enquanto estiver aqui, para ter a permissão de trabalho/residência e conseguir o seu personnummer, que dá direito às estas coisas aí de cima e mais.

      Não sei quais são os direitos de quem vem a estudo, mas caso ela tenha direito a visto de trabalho e/ou ao personnumer, você pode aplicar junto com ela e ter os mesmo direitos.

      Entre em contato com a embaixada da Suécia no Brasil e tire suas dúvidas! É mais confiável e eles te informam todo o passo a passo! :)
      Boa sorte!

      Excluir
  5. Oi Victória! Seus posts, como sempre úteis e com humor! Rsrs
    Eu ficarei por 6 meses na Suécia para estudos. Eu terei que fazer o cartão de Permissão de Residência, neste caso? Acho que sim, né... já o personnummer eu acho que não poderei tirar, pois ficarei menos de 1 ano. É isso mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fabiola!
      Que bom que gosta dos posts! Fico feliz :)
      Não sei muito bem sobre estudar na Suécia, porque não foi o meu caso. O que já ouvi dizer é que em certos casos você pode aumentar o seu tempo de estada na Suécia como turista por mais três meses, mas não sei quais casos ou como funciona. Aconselho entrar em contato com a embaixada da Suécia no Brasil e tirar suas dúvidas... Ou talvez tenha alguém com uma experiência parecida com a sua no grupo do Facebook "quero morar na Suécia".

      Espero ter ajudado!
      Beijos e hej då!

      Excluir

Por Victória Freitas

authorOi, Eu sou a Vic, autora do blog Morando na Suécia.
Quer saber mais?



♢ ♢ ♢

♢ ♢ ♢
Snapchat: stronglica

INSTAGRAM