31 de agosto de 2013

COSTUMES, CURIOSIDADES E COISINHAS DA SUÉCIA - PARTE 2

Quer ver a parte 1? Clique aqui! Veja também o post com 100 curiosidades sobre a Suécia!

Três meses em Estocolmo, já deu pra descobrir mais detalhes da cidade... Então aí vai a segunda listinha com as curiosidades e costumes daqui:

Google images
1 - Segundo meu professor do SFI, os suecos são muito desapegados. Aqui não é comum, depois que você se casa, visitar ou ligar para os pais aos finais de semana, por exemplo... No entanto, esses dias vim conversando com uma senhorinha simpática no metrô que disse que encontra a filha todo final de semana. Enfim, vai de cada um. Em geral, os suecos são frios sim, mas sempre tem as exceções, né!?

2 - Quando a mulher tem bebê aqui, o pai também tira uma licença bem grandinha. A mãe fica sem trabalhar por doze meses e o pai por seis meses, ambos recebendo 80% do salário. É muito comum ver os homens carregando o carrinho do bebê sozinho em todos os lugares. Esses dias eu ouvi o comentário "enquanto o pai cuida da criança, as mulheres estão jogando futebol". Sim, as mulheres aqui jogam futebol bem melhor que os homens!

3 - Os suecos gostam muito de números. A maioria dos suecos sabe de cor quantos metros quadrados tem cada cômodo da casa, inclusive a garagem.

4 - As pessoas aqui são super pontuais!

5 - As pessoas aqui encaram a nudez de forma muito natural. Se você for à praia, é comum ver muitas pessoas trocando de roupa ali mesmo, na frente de todo mundo. =O
Falando nisso, lembrei do post que uma amiga brasileira que mora aqui fez no Facebook sobre a academia. Segue o texto:

"Hoje dei início ao projeto "Karla quer ficar gostosa em 2014" e algumas coisas interessantes aconteceram na minha "zona especial de tortura" ou academia, que seja. Na "ZET" sueca o instrutor não te enche o saco e também não fica lá o dia inteiro conversando e se olhando no espelho, você marca um horário e ele aparece, te mostra o que você quer saber e vai embora. Não é necessário exame físico pra começar... Aqui existe fé publica, se você foi malhar é porque acha que pode. Quer se matar, se mata! Quando falei em atestado médico o cara da recepção até riu da minha cara e ainda disse: por que deveríamos pedir isso? Se a pessoa não pode fazer exercício ela não vai fazer! E se ela desconfia que não pode vai ao médico por conta própria, aí me olhou tipo "sua criança" e completou com: por que alguém ia mentir que pode malhar se não pode? (nessa hora você racha sua cara de vergonha). Aqui cada uma cuida do seu fozó. Tipo isso... Aí veio o mais espantoso! Meti meu dedo numa máquina de leitura digital e agora só preciso meter meu dedo no lugar se quiser ir malhar! Ou ir a qualquer lugar da academia! É tão lindo! Meto o dedo na porta e ela abre! Não existe a maldita carteirinha que você perde, molha, enfia no c* e depois tem que pagar outra... Os armários da academia são eletrônicos e ativados com uma pulseira flexível digital, você pode molhar a pulseira e ela ainda mede seus batimentos cardíacos durante os exercícios! Muito legal!!! 

Aí fui lá né?! fazer meu transportzinho para recomeçar como, pá ! Empolgada! Aí vejo que as máquinas de transport ao meu lado até então vazias, começaram a encher, e tanto homens como mulheres estavam olhando pra mim esquisito,(Mesmo) comecei a me sentir meio "nua" com tanta gente me olhando e como não sou de ficar calada meti logo um "what's up?". Aí a sueca do meu lado disse: sua bunda é muito grande, bonita, onde você fez essa prótese?! Hahahahahahaha MINHA MÃE QUE FEZ, SOU BRASILEIRA! Aaaaah... Sério!? Deixei a mulher apalpar para acabar a palhaçada. Depois de ter sido patolada, ainda pra coroar, quando fui tomar banho depois de malhar, o banheiro feminino da ZET é todo aberto, todo mundo pelado e não tem uma parede... Hoje voltei fedendo mesmo pro escritório depois do almoço, amanhã crio coragem e vou tentar me desnudar em público. Hahaha... Ah! Quase esqueci do melhor! Tava tocando ACDC, depois meteram IRON, e mais metal grosseiro, só porrada! Malhei empolgadona! Também não ouvi sequer um barulho de homens excitados com epilepsia... Daqueles que ficam fazendo "Grrrrr", "srrrrr", "aiiiii" quando você passa. No geral,gostei, nota 7,5 pra academia sueca."


É só por hoje... =P
Beijos!

8 comentários:

  1. Heheh... Sua amiga se acha porque é gostosa... Coisa de brasileiro mesmo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela não "se acha" porque é gostosa... Talvez você tenha entendido mal o texto, Adriano. Se você ler a primeira linha, inclusive, vai ler que ela "quer ficar..." e não que ela "se acha"... =)

      Excluir
    2. Beleza... Mas ela mesmo falou no texto que os suecos achavam a bunda dela grande... Imagine quando ficar gostosa, então!

      Excluir
    3. E é grande mesmo... xD
      Mas as suecas também têm o corpo muito bonito. Com curvas bem definidas!

      Excluir
  2. Ola Victoria,parabéns pelo blog, vi essa semana na tv que a Suecia é o pais melhor p se viver depois dos 50 anos, tenho 51 rss.. e estou cansado das barbáries desse pais chamado Brasil... sera que rola p mim, ? sou solteiro e acho as pessoas da suecia muito bonitas..olhos bem azuis,,uau.. e eles são um povo muito moderno sem encanações, pois já trabalhei de empresa sueca no Brasil. (atlas copco)... abs. Leo

    ResponderExcluir
  3. Brasileiro é o que é, seja onde for: um caipira fanfarrão e banal.

    Ass.: Jorge

    ResponderExcluir
  4. Tenho a impressão que todo lugar piora quando a chegada de brasileiros. Foi assim com Portugal inteiro, Madrid, está sendo assim com Dublin. Londres, Paris, New York sem comentários . . . Espero que Estocolmo ´não seja a próxima vítima. Claro que existem excessões mas a grade maioria é um bando de gente sem cultura e sem condição psicológica para viver no exterior. Fui!!!

    ResponderExcluir

Por Victória Freitas

authorOi, Eu sou a Vic, autora do blog Morando na Suécia.
Quer saber mais?



♢ ♢ ♢

♢ ♢ ♢
Snapchat: stronglica

INSTAGRAM