13 de agosto de 2013

SFI - SVENSKA FÖR INVANDRARE (SUECO PARA IMIGRANTES)

Semana passada foi a vez de fazer a matrícula para o SFI (sueco para imigrantes). Todo imigrante que vem para a Suécia tem o direito de fazer SFI, algumas vezes de graça e outras vezes recebendo para isso, depende de cada caso.

Foto: hermods.se
Para fazer a matrícula para o SFI, você deve ir ao SFI Centrum, levar algum documento com foto e o personnummer. Uma pessoa irá anotar seus dados e pedir para aguardar, além de dar um papel com as informações sobre o curso. Depois disso, outra pessoa irá chamar para uma pequena "entrevista", em que você deverá informar seu endereço, escolher o tipo de curso e em qual escola você quer fazer o SFI. Eu já sabia em que escola eu ia fazer, mas, caso você não saiba, a pessoa irá mostrar as opções mais perto do endereço informado. Depois é só esperar chegar uma carta em casa informando o endereço da escola, a minha chegou em dois dias.

Eu escolhi fazer o curso intensivo de sueco (intesivsvenska). Primeiro, porque ainda não estou trabalhando e tenho mais tempo livre para estudar e, segundo, porque eu quero aprender o mais rápido possível. Nem sempre o curso intensivo é bom para quem está começando no idioma, mas eu já havia estudado um pouco por conta própria antes, além de já ter feito curso de alemão por alguns meses, o que ajuda bastante, já que a estrutura das duas línguas é bem parecida, se não for igual.

A escola que escolhi foi a Hermods e fica perto da T-Centralen. É uma escola muito boa. Se não me engano, é a primeira ou segunda melhor de acordo com os exames de SFI nacionais. Meu namorado estudou em uma escola antes e não gostou, agora ele mudou para a Hermods também. Ele faz aulas às segundas e quartas durante a noite, já eu faço todos os dias de manhã e à tarde.

Comecei minhas aulas ontem. Foi super tranquilo, apesar de que toda segunda tem um espaço de três horas entre os períodos da manhã e da tarde por causa da chegada de novos alunos, então eu fico no centro depois do almoço esperando por um bom tempo. A aula de hoje foi mais puxada, bastante vocabulário, mas daqui a alguns dias eu vou pegando o jeito. Estou na fase "intro" e, para cada fase, você faz um teste na data em que o professor escolher, quando ele achar que você está preparado. Ainda não sei quais são todos os níveis, já me explicaram mil vezes, maaas... Quando eu aprender eu explico em outro post. =P

Ah! O governo também oferece um bônus em dinheiro para quem termina o SFI antes de completar um ano de estudo. O "incentivo" é de 12.000 SEK (coroas suecas), o equivalente a pouco mais de R$4.000,00. Existem outros tipos de curso em que o aluno ganha uma bolsa mensal para estudar, geralmente voltados para uma profissão. Depois de um mês no SFI, eu poderei me matricular, por exemplo, no yrkesvenska, em que a bolsa é de 4.000 SEK mensais.

Agora deixa eu voltar pros estudos... xD
=***


6 comentários:

  1. Victoria, gostaria de entrar em contato com você a fim de troca de ideias e experiencias. sou recem formada em engenharia civil e gostaria de procurar um curso de extensão na suécia. Se puder me mandar um e-mail e me ajudar sobre universidades e troca de experiencia.
    Desde já agradeço a atenção

    att.
    Raissa Lafaiete
    (raissa.lafaiete@gmail.com)

    ResponderExcluir
  2. "O governo também oferece um bônus em dinheiro para quem termina o SFI antes de completar um ano de estudo. O "incentivo" é de 12.000 SEK (coroas suecas), o equivalente a pouco mais de R$4.000,00. "

    Eu soube que esse bônus vai acabar, vc sabe de alguma informacão nova sobre isso?

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rafa... acho que acabou mesmo pra quem faz a matrícula a partir desse ano. Mas pra mim ainda vale, porque me inscrevi quando ainda estava valendo... vc ja está fazendo? Beeijo.

      Excluir
    2. Ah... acabei de ver aqui. Vai acabar em 30 de junho. Quem acabar antes disso, mesmo entrando agora ainda pode ganhar... :)

      Excluir
  3. Olá, adorei seu blog e estou tirando todas as minhas dúvidas aqui. Gostaria de saber como funciona essa bolsa mensal para estudar voltada para alguma profissão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anônimo...

      Acabei não fazendo o yrkesvenska, fiz outro curso, mas é a mesma coisa. No caso do que eu fiz, você precisa se registrar no Arbetsförmedlingen e ter até 25 anos de idade. Você registra em um programa de emprego para jovens e faz praktik (estágio) remunerado depois de três meses inscrito no programa.
      Você também pode escolher por fazer cursos, como o que fiz de abrir a própria empresa, e você recebe uma quantia que varia de acordo com o seu registro, não sei como funciona direito. ^^

      Espero que tenha ajudado. :)

      Excluir

Por Victória Freitas

authorOi, Eu sou a Vic, autora do blog Morando na Suécia.
Quer saber mais?



♢ ♢ ♢

♢ ♢ ♢
Snapchat: stronglica

INSTAGRAM