23 de dezembro de 2013

SEPARAÇÃO DO LIXO NA SUÉCIA - COLETA SELETIVA

A separação de lixo foi uma das coisas mais difíceis no começo pra mim, mas depois acaba ficando fácil, principalmente se você já separar tudo (ou mais ou menos) em casa. Daí você se pergunta: "como pode ser difícil separar papel, plástico, vidro, metal e orgânico?" e eu tenho que dizer que não é tão simples assim a separação de recicláveis na Suécia... Lá isso é coisa séria! (estou de férias no Brasil, por isso não falei "aqui") =P

Google images
Imagine você chegando no lugar de dispensar o lixo e se deparar com um monte de tambores com desenhos e palavras diferentes, em uma língua que você não entende! Cada tambor desse é para um tipo de reciclável, segue a lista:

Jornais e revistas;
- Vidro transparente;
- Vidro colorido;
- Papel fino (caixa de leite, de cereal);
- Papelão;
- Plástico fino (sacolinhas);
- Plástico duro (pote de manteiga, vidro de amaciante);
- Não-recicláveis (absorvente, fralda);
- Orgânico;
- Lâmpadas comuns;
- Lâmpadas fluorescentes;
- Eletrônicos;
- Pilhas e baterias;
- Metal...

Oi? 

Não sei se me lembrei de tudo, mas o básico é isso aí! Haha. Papel higiênico e fio dental são dispensados no vaso sanitário mesmo.

No lugar de dispensar o lixo no meu prédio também tem um outro compartimento para coisas maiores como embalagens de eletrodomésticos, isopor, etc. Muitas vezes, as pessoas que dispensam eletrônicos ou livros que ainda podem ser aproveitados deixam separados para quem quiser pegar, já vi muitos livros didáticos quase novos por lá. 

Outra coisa importante que deve ser feita antes de dispensar o reciclável é lavar as embalagens. Sim, o lixo tem que ser limpo! Passar água nas caixas de leite ajuda a não ter mal cheiro na casa. Para facilitar, em casa separamos em três lixeiras: papel, plástico e orgânico. Como vidro e metal demora mais a juntar, separamos uma sacolinha extra e ao dispensar separamos tudo. 

Ah! As garrafas pet e latinhas de refrigerante podem ser levadas até um supermercado e trocadas por 1 ou 2sek cada. É pouquinho, mas se juntar umas 500 já dá um dinheirinho... Hahaha!

Você teria paciência pra separar o lixo assim? =)

6 comentários:

  1. matheus liasch
    muito legals seus relatos! gostaria que no Brasil tivéssemos essa seriedade ! A respeito de chuvas e tals, é bem regular as chuvas, ou chove pouco?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende da época. No outono chove muito... Mas agora tá é nevando. Haha... ^^

      Excluir
  2. Oi! Eu cheguei a pouco tempo aqui na Suecia e confesso que ainda acho a separação bem confusa. hahaha... mas eu gostei bastante de poder devolver as garrafas pet/latas e ter desconto nos mercados. hahahah

    ResponderExcluir
  3. Acho que todos os países deveriam copiar a Suécia com relacão a separacão do lixo, acho muito bacana!
    Poder devolver as garrafas pet/latas e ganhar descontos em supermercados também é uma ideia muito estimulante.
    Imagina se existisse no Brasil? Nossa...nem posso imaginar o quanto viveríamos em um lugar mais limpo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Valeu ae. Fazendo pesquisa pra um congresso la na escola: Casa Pia Salvador-BA.

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante, é o tipo de exemplo que deveríamos seguir aqui, ou pelo menos começar didaticamente nas escolas para que nossas crianças começassem de forma divertida a chamar a atenção dos adultos.

    ResponderExcluir

Por Victória Freitas

authorOi, Eu sou a Vic, autora do blog Morando na Suécia.
Quer saber mais?



♢ ♢ ♢

♢ ♢ ♢
Snapchat: stronglica

INSTAGRAM