13 de fevereiro de 2014

COSTUMES, CURIOSIDADES E COISINHAS DA SUÉCIA - PARTE 3

Eu sempre gosto de descobrir o que há de diferente aqui e, apesar de estar aqui há quase um ano, ainda continuo descobrindo mais... Os links para as partes um e dois estão no início da postagem (ou você pode conferir o novo post com 100 curiosidades). Agora confira a terceira listinha com as curiosidades, costumes e coisinhas da Suécia:

1 - Essa aqui eu já sabia há um tempo, nem sei porque ainda não comentei. Uma coisa tipicamente sueca é o snus, um saquinho com tabaco em pó que eles colocam entre a gengiva e o lábio superior. É muito comum mesmo ver suecos usando o dia inteiro. Pelo menos não tem fumaça e não incomoda como o cigarro. Hehe... (Leia mais)

Foto: David Parry / newscast
2 - É meu primeiro inverno aqui. Descobri que colocam pedrinhas por toda a cidade pra evitar que as pessoas escorreguem no gelo. Existem muitos casos de pessoas quebrando a perna porque escorregaram. Esse lance das pedrinhas deve ter em todas as cidades que tem neve, eu que nunca tinha visto... =P

3 - Os animais de estimação aqui são tratados como pessoas... Acho lindo isso! Quando o dono vai para o trabalho por muito tempo ou viaja, por exemplo, deve deixar o bichinho em um hotel especializado. E não é nada barato!

4 - Ver casinhas vermelhas na Suécia é muito comum. E é muito interessante saber de onde surgiu esse costume. Antigamente, as pessoas não pintavam as casas porque tinta era muito caro. Foi então que descobriram uma mina de cobre em Dalarna e viram que dava pra fazer tinta com aquilo. Casa vermelha era considerado um sinal de riqueza, mas, depois de um tempo, muitas casinhas do meio rural foram "copiando a ideia". Descobriu-se também que a composição da tinta ajudava a preservar a madeira por muito mais tempo!


5 - Os motoristas aqui realmente param na placa pare, mesmo se não tiver uma alma viva andando por perto. E se quem sentar no banco de trás não colocar o cinto de segurança, essa pessoa mesmo é quem vai pagar multa. 

6 - Outra coisa interessante relacionada ao trânsito é que os donos de carros pagam uma taxa se forem para o centro depois das 6h da manhã e se voltarem até determinada hora. Isso serve para diminuir o tráfego de carros no centro, que nem é tão grande assim.

7 - Fui ao médico pela primeira vez essa semana. Na hora de receitar o remédio, quem disse que o médico escreve no papel e entrega pra você? Nada disso... Ele só fala: pronto, agora você pode passar em qualquer farmácia e informar seu personnummer que eles pegam pra você. =O

Bom... por enquanto é só.
Beijos e até o próximo post que também deve demorar... Hehe
Hej då!

3 comentários:

  1. Olá, adorei estas curiosidades da Suécia,
    e gostaria de saber como brasileiros são tratados na Suécia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi você quem comentou de novo como anônimo? Não lembro de ter visto seu comentário em junho de 2014. Hahahaha! Desculpa!!!
      Mas os brasileiros são tratados muito bem!!! Em qualquer lugar! =)
      Beijos!

      Excluir
  2. Estou adorando seu blog! Estou me preparando para fazer um doutorado na Suécia e tb gostaria de saber como os brasileiros são tratados por ai. Td de bom!

    ResponderExcluir

Por Victória Freitas

authorOi, Eu sou a Vic, autora do blog Morando na Suécia.
Quer saber mais?



♢ ♢ ♢

♢ ♢ ♢
Snapchat: stronglica

INSTAGRAM