26 de janeiro de 2015

MEU DIA: INSCRIÇÃO PARA O SAS GRUND

Esse post é mais voltado para quem veio morar na Suécia (em Estocolmo, no caso) e ainda não começou a fazer o SAS Grund, principalmente para as pessoas que mudam de kommun após terminar o SFI. Se quiser um resumo, vá para o fim deste post.

Talvez eu nem fosse escrever sobre o assunto se tivesse dado tudo certo de primeira, mas hoje foi o dia que eu descobri que, se você quer resolver algo aqui, principalmente sem ser fluente na língua, nenhum sueco vai apontar o caminho que você deve seguir. E se você der o primeiro passo e esperar que eles falem se você fez certo ou errado, isso não vai acontecer...

Minha nova escola - Centrum Vux
O QUE É O SAS GRUND?
Uma breve explicação para quem não sabe o que é o SAS Grund: é o próximo nível de aulas de sueco para imigrantes (e ainda tem muito pela frente), uma continuação do SFI. 

INSCRIÇÃO PARA O SAS GRUND
A inscrição para o SAS é feita através da internet, todo mundo faz assim, tudo dá certo, a escola manda uma cartinha duas semanas antes da aula e você já pode se preparar para começar a estudar. Tipo Hogwarts... Hahaha

Eu estava no Brasil de férias quando fiz, em dezembro, minha inscrição para o SAS Grund, o qual começaria 26/01 (hoje). Fiz para a mesma escola que eu tinha feito o SFI, afinal de contas, o que poderia dar errado, não é? Foi o que todo mundo me disse: escolha uma escola, faça a inscrição e espere chegar a carta.

E estaria eu esperando essa carta até 2016 se eu não tiro minha bunda do sofá. Duas semanas antes, uma semana antes, nada... Mandei um e-mail para a escola e tudo o que me disseram foi para esperar, porque alguém, sei lá quem, teria que aprovar... não me explicaram direito. Beleza. Esperei até hoje, quando começariam as aulas. Há de se ter um pouco de procrastinação nessa vida também, senão não tem emoção! Mentira =)

Saí de casa 8:30 da madrugada e fui ao Komvux centrum saber por que diabos eu não recebi a carta, já que eu tinha feito a inscrição mais de um mês antes. Antes de chegar lá, perdi um ônibus porque ele saiu 3 minutos adiantado do ponto (e aquela sensação de ver o ônibus de perto saindo que dá vontade de correr atrás só pra bater no motorista apressadinho), mas fiz uma amizade no caminho, perco tempo não!

Chegando lá, como a sorte me acompanha demais, só abriria 12h o raio do lugar. No site tem um monte de horário diferente pra vários escritórios diferentes de komvux no mesmo lugar, mas eu não sabia qual iria resolver minha situação, então fui o mais cedo e tomei no c*, digo, tomei um café pra passar o tempo...

12:00 vou eu na recepção e explico toda a situação. "O que deu errado, seu moço? Fiz tudo certinho...", "O que deu errado é que você não está registrada nessa kommun (comunidade/região) mais, porque você mudou de endereço, portanto, você não pode mais fazer aula nessa escola, a não ser que sua kommun libere", "Belê, flw!".

RESPIREI FUNDO E...

Reclamei no Whatsapp prazamiga, lógico! Depois entrei no site da komvux da minha kommun, fiz meu cadastro todo de novo e descobri que o prazo já tinha passado; tanto para fazer a inscrição para aquela escola, quanto para pedir permissão para estudar na outra escola. Só conseguiria para abril!!!

Não contente com essa situação, mas quase desistindo, fui bater lá na porta da outra escola pra saber se podia fazer algo. A recepcionista falou que o prazo tinha acabado, já era, não vai conseguir, tá perdendo seu tempo, etc... "Você pode até tentar falar com o reitor, mas duvido que você consiga...". 
"Então me dá o telefone desse cara, que é com ele mesmo que eu vou falar!" 

Ela anotou o número e eu tive, por um acaso da life, a ideia de perguntar se ele estava lá (apesar de pensar ao mesmo tempo que ela diria se ele estivesse) e ele estava. "Então deixa eu falar logo com ele pessoalmente, eu hein! Que dificuldade, minha senhora!" (Mentira, fui toda meiga e boazinha... só por dentro que eu estava assim).

16:30... Fui lá, tremendo, achando que o cara ia me mandar dar meia volta e falei tudo em sueco, bem devagar, pra não falar muita coisa errado, expliquei todos os detalhes, desde quando fiz a inscrição. O reitor me levou até uma mulher, depois até outra, que traçou meu perfil e me levou até a professora e assim se resolveu minha história. Começo a estudar amanhã! (mas o curso começou há três semanas... hahaha). Êba! 

Resumindo: se você estudou SFI em uma kommun e se mudou para outra depois, você deve procurar sua nova kommun (ou o site da sua nova kommun) para fazer sua inscrição para o SAS, senão você vai ficar esperando eternamente por uma resposta/carta que não vão enviar para você.

Hej hej!!!

P.S.: o curso que fiz é o SVA grund (O mesmo que o SAS grund, mas para quem fez faculdade).

2 comentários:

  1. Isso acontece sempre aqui no BR. kkkkk...

    ResponderExcluir
  2. Amei este blog e eu sou filho de brasileiros//Abraço

    ResponderExcluir

Por Victória Freitas

authorOi, Eu sou a Vic, autora do blog Morando na Suécia.
Quer saber mais?



♢ ♢ ♢

♢ ♢ ♢
Snapchat: stronglica

INSTAGRAM