5 de abril de 2015

GLAD PÅSK! - COMO É A PÁSCOA NA SUÉCIA

Você sabia que na Suécia as crianças se vestem de bruxas durante a Páscoa? 
Saiba o porquê desse e de outros costumes dos suecos durante a Páscoa neste post.

PÅSKRIS
Påskris foi uma das coisas que mais me chamou a atenção da primeira vez que passei a Páscoa aqui na Suécia. Algumas semanas antes da páscoa, as pessoas enfeitam galhos secos, geralmente de bétula branca, com plumas de diversas cores e ovos de galinha decorados. A cidade fica linda, colorida, e é super fofo.

É quase impossível você ir à casa de alguém aqui e não encontrar galhos secos com plumas coloridas na sala de estar. Muitas vezes, eles enfeitam as árvores secas do jardim e algumas pessoas preferem colorir ovos de galinha e pendurar nos galhos também.


O Påskris faz parte da tradição sueca e de outros países. Este enfeite tem todo um significado de renovação, já que os brotinhos da bétula se transformam em folhas.
As penas fazem referência à entrada de Jesus em Jerusalém e às folhas de palmeira espalhadas pelo chão na frente dele.
O ovos por sua vez representam renascimento e fertilidade. Isso porque antigamente por aqui, a produção de ovos pelas galinhas era bem menor no inverno e voltava ao normal bem a tempo do começo da Quaresma.
Não tem data certa para fazer o Påskris, os suecos geralmente fazem alguns dias antes do Domingo de Páscoa.

BRUXAS E FOGUEIRAS DE PÁSCOA
As bruxas fazem parte de um folclore antigo na Suécia. A lenda diz que as bruxas iam voando em suas vassouras até um lugar chamado Blåkulla na Quinta-Feira Santa para fazer um Sabbath com o diabo. No Domingo de Páscoa é quando elas voltam para casa, porque grandes fogueiras foram acesas para afastá-las. 

A tradição ligada a essa lenda é que até hoje as crianças se vestem de bruxas (a maioria, mas algumas usam outras fantasias como no Halloween), saem batendo de porta em porta para entregar desenhos e pinturas, e desejar Feliz Páscoa, em troca de doces ou moedas. Geralmente, as crianças aparecem na sua porta no Sábado Santo, e em outros lugares na Quinta-Feira Santa. 

Além disso, também ligado a essa lenda, as pessoas acendem fogueiras de Páscoa no Sábado Santo à noite, para "assustar as bruxas".

Ano passado apareceram crianças na minha porta segurando desenhos e falando qualquer coisa em sueco que eu não entendi... Perguntei se elas falavam inglês, e outra maior apareceu de onde estava escondida, pediu desculpas e foi embora! HAHAHAHA! Eu não fazia ideia dessa tradição (nem sabia falar nada em sueco)... E eu também não tinha nenhum doce. Dessa vez nem apareceu ninguém... =P


Foto: Wikipedia

OVO DE PÁSCOA E "COELHO" DA PÁSCOA
Os ovos de páscoa aqui são diferentes dos do Brasil. São feitos de papelão e as pessoas enchem de pequenos chocolates e doces diversos. Sai bem mais em conta, né? Você só vai comprar as mesmas coisas que vendem durante o ano inteiro e, geralmente, mais barato com promoção de Páscoa.

Outra coisa interessante é que aqui o símbolo da Páscoa não é um coelho, mas sim pintinhos e galinha (Faz mais sentido... Haha.). Mas muitas vezes tem coelhinho também.

Glad Påsk para vocês!

2 comentários:

  1. Oi Victória, parabéns pelo blog.

    Em julho estarei aterrissando, com grupo de amigos brasileiros, por aí para participar de duas competições de Orientação, em Boras, do O-Ringen - maior encontro de orientistas do mundo - www.oringen.se e do Mundial Master (WMOC 2015 - www.wmoc2015sweden.se), na capital, que participei no ano passado aqui no Brasil. Você conhece esses eventos, que movimenta imenso número de europeus, principalmente.
    Aqui no Brasil, sempre viajo para participar de campeonatos de orientação. No exterior é a primeira vez. Até porque não falo outra língua, que por isso, vou "enganchado" com esses colegas.
    E você como percebe esse período de verão de grandes reuniões esportivas?
    Com sua experiência, que dica você tem para um "marinheiro" de primeira viagem para essa rica região do mundo com relação a moeda, passeios, festividades ou seja o básico.
    Moro em Brasília.
    Tudo de bom e obrigado.
    Roberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Roberto. Tudo bem?
      Infelizmente não estou muito por dentro de reuniões esportivas, mas no verão por aqui costuma rolar muitas coisas, relacionadas a tudo. Geralmente, fico sabendo no dia que já está acontecendo... hahaha

      Sobre moeda, sempre falo para quem vem que traga real e troque aqui, ao invés de trocar para euro ou dólar, já que aqui usamos coroas suecas, não adianta nada trocar aí, só vai pagar duas vezes a taxa de câmbio. Sobre passeios, há sempre guias para turistas, etc. Você sempre pode achar lugares legais para visitar com uma rápida pesquisa no Google. Volta e meia também dou dicas por aqui. =)

      Espero que tenha ajudado... Qualquer dúvida é só comentar aqui!
      Beijos e boa sorte!!!

      Excluir

Por Victória Freitas

authorOi, Eu sou a Vic, autora do blog Morando na Suécia.
Quer saber mais?



♢ ♢ ♢

♢ ♢ ♢
Snapchat: stronglica

INSTAGRAM