29 de janeiro de 2016

100 CURIOSIDADES SOBRE A SUÉCIA


A Suécia é um dos países com melhor qualidade de vida do mundo e por isso muitos ficam curiosos para saber todos os detalhes sobre o país! Então eu decidi colocar as curiosidades do Blog e do Twitter em um post só, pra quem tem paciência de ler e quer saber das coisas mais simples às mais legais sobre a Suécia! 

As curiosidades deste post são de acordo com a minha percepção e fatos da Suécia em relação ao Brasil e não tem nenhuma repetida! =)


Confira 100 curiosidades e fatos sobre a Suécia:

Foto: Victória Freitas
1 - Antes de entrar na casa de um sueco, não se esqueça de tirar os sapatos. Todos tiram os sapatos, o que mantém a casa limpa e deixa à mostra as meias super bonitinhas que eles adoram usar.
2 - Não há nenhum problema em beber água diretamente da torneira, mas escolha a água fria, já que a água quente não é indicada para consumo.
3 - "Tack" significa "obrigado" e os suecos amam agradecer. É muito comum ouvir "obrigado pela última vez", "obrigado por hoje"...
4 - Falou em coleta seletiva os suecos separam absolutamente TUDO. Você pode conferir mais a respeito clicando aqui e aqui.
5 - Snus: um vício sueco. Um saquinho com tabaco que é colocado entre a gengiva e o lábio. Ele meio que substitui o cigarro em lugares fechados e não é proibido dentro das empresas.
6 - A diferença de horário entre a Suécia e o Brasil é normalmente de 5 horas, o que muda quando é horário de verão no Brasil para 4 horas e quando é horário de inverno na Suécia para 3 horas.
7 - Suécia em sueco escreve-se "Sverige". 
8 - Suecos respeitam fila. E duas pessoas esperando o elevador já é considerado uma fila!
9 - A Suécia recicla tanto que falta "matéria-prima" para incinerar e gerar energia pra usinas. 800 mil toneladas de LIXO são compradas por ano.
10 - Durante o inverno na Suécia, é possível caminhar ou patinar sobre quilômetros de lagos congelados!!!
11 - Å, Ä e Ö fazem parte do alfabeto como outras letras e não como A e O com acentos. A propósito, são bem difíceis de pronunciar.
12 - Os meios de transporte são integrados. Com o mesmo cartão dá pra pegar trem, ônibus, metrô, barco e até bicicleta!
13 - Ir para o trabalho de bermuda e boné? Na Suécia pode! O importante é que você se sinta confortável e trabalhe direito.
14 - A cidade de Estocolmo, capital da Suécia, é construída sobre 14 ilhas conectadas por 57 pontes.
15 -  A Suécia é um dos países com maior apoio a comunidade LGBT do mundo. O preconceito contra homossexuais aqui é crime. Casais homossexuais podem se casar e adotar com os mesmos direitos de um casal heterossexual.

Parada Gay 2013    ::   Foto: Victória Freitas
16 - A Suécia foi o primeiro país da Europa a imprimir dinheiro em notas (1661) e pode ser o primeiro país do mundo a parar de usar moedas e dinheiro de papel.
17 - Todos os chuveiros têm água quente e fria, mas não são elétricos. A temperatura pode chegar a mais de 50º.
18 - A Suécia é o país que mais consome açúcar no mundo. Cada pessoa chega a consumir de 20 a 40 kg por ano de balas, doces, etc.  
19 - O consumo de café também é bem alto na Suécia, o país fica apenas atrás da Holanda e da Finlândia quando o assunto é consumo de café per capita.
20 - Suecos adoram praticar exercícios. É muito difícil ver alguém acima do peso. A diversão deles no inverno é ir para a academia. 
21 - Pedestres dividem as calçadas com ciclistas. Carros dividem as ruas com ciclistas. E é tudo muito bem sinalizado!
22 - Vai sair com um grupo de suecos? Leve uma calculadora! Prepare-se para dividir a conta coroa por coroa ao final. 
23 - No verão, o dia pode começar mais ou menos às 2h e durar até as 23h. No inverno, o dia começa aproximadamente às 8h e pode durar até as 15-16h.
24 - Pontualidade sueca: a "regra" é chegar 10 minutos antes da hora marcada. Às vezes eles chegam ainda mais cedo, mas esperam p/ tocar a campainha.
25 - Na hora do brinde, os suecos levantam as taças/copos e olham nos olhos de cada um da mesa antes de beber. Nada de tilintar...
26 - Muitos suecos olham no olho mágico antes de sair do apartamento, para conferir se tem vizinho passando. Só saem quando não tem ninguém.
27 - A Suécia é o país com maior número de ateus e agnósticos. 85% da população não têm nenhuma crença ou não acreditam em Deus.
28 - Ao receitar algo, o médico registra seus dados no sistema e você pode pegar seu remédio em qualquer farmácia, sem receita de papel.
29 - Quem não coloca o cinto de segurança é que paga a multa se a polícia parar, inclusive quem senta no banco de trás...
30 - Durante o inverno, pedrinhas são espalhadas pela neve, nas calçadas e ruas, para não ficar tão escorregadio quando a neve derrete e congela novamente.
31 - É muito comum levar o almoço para o trabalho. Faculdades e empresas têm sempre uma cozinha com vários microondas para que você esquente sua comida.
32 - O youtuber mais famoso do mundo, com maior número de inscritos e maior número de visualizações no canal é sueco: PewDiePie
33 - Os imigrantes que vêm morar na Suécia têm direito a aulas gratuitas de sueco no SFI (Svenska för invandrare - sueco para imigrantes)
34 - No inverno, após saírem da sauna, muitos suecos pulam pelados num lago com temperatura negativa!
35 - ABBA, Roxette e Europe são bandas suecas famosas no mundo inteiro!
36 - Você paga até 1.200 SEK (cerca de R$ 450) por ano por consulta e tratamento médico. Caso precise de mais, o restante sai de graça.
37 - Em muitos supermercados e lojas como a IKEA, é possível passar os produtos comprados por conta própria e pagar sem que ninguém confira.
38 - Serviços na Suécia são caros. Por isso, é comum resolver problemas de eletricidade ou até renovar partes da casa por conta própria.
39 - É muito comum encontrar velas e flores/plantas na casa de um sueco!
40 - Os suecos sempre esperam as pessoas saírem do trem antes de entrarem.
41 - Os suecos dificilmente ficam calados enquanto o outro está falando. Eles repetem "ja" (sim) o tempo todo para mostrar que estão ouvindo.
42 - Todos os apartamentos têm o nome do proprietário na porta. Os nomes com os números dos aptos também ficam em uma lista na entrada.
43 - Em geral, as escolas não têm muros ao redor. Às vezes, uma cerca baixa ou até pinheirinhos cercam o local, mas ainda assim é possível ver as crianças brincando na hora do intervalo.
44 - Bebidas com alto teor alcoólico (acima de 3.7%) não são vendidas em supermercados, mas no Systembolaget. É preciso planejar quando quiser comprar bebidas, já que no sábado só fica aberto até as 15h e não abre aos domingos.
45 - As estações da linha azul do metrô são pontos turísticos em Estocolmo. Uma estação mais perfeita que a outra! Clique para ver mais fotos.

Rinkeby - Linha Azul   ::   Foto: Victória Freitas
46 - O aborto é legalizado na Suécia.
47 - Não há nenhuma lei proibindo o uso de celular ao dirigir na Suécia. A lei diz que você deve evitar atender o celular em situações de risco.
48 - A nudez aqui é encarada com naturalidade. É comum as pessoas ficarem nuas em saunas e as duchas de academia não serem separadas por paredes.
49 - Na Suécia, todas as casas, apartamentos, lojas e até alguns pontos de ônibus têm aquecedores. Assim como os meios de transporte.
50 - Suecos têm o costume de levar presentinhos ao serem convidados para um almoço/jantar na casa de amigos. É muito comum levar flores ou vinho.
51 - Se não quiser ser empurrado por um sueco, fique a direita nas escadas rolantes. A não ser que queira ultrapassar os outros.
52 - Nas empresas é comum ter salas para os funcionários descansarem ou tirarem um cochilo no meio do expediente caso queiram.
53 - Os cachorros são muito educados e muito bem tratados na Suécia. Eles podem andar nos ônibus e trens, com exceção de alguns vagões.
54 - Primeiro encontro na Suécia? É super normal dividir a conta ao invés de o homem pagar tudo.
55 - Cada dia do ano na Suécia comemora-se um nome próprio. Você pode conferir o nome do dia neste site: www.namnsdag.nu
56 - Transporte público aqui é muito pontual! Nos pontos de ônibus e estações de metrô há painéis eletrônicos indicando em quantos minutos o transporte irá chegar.
57 - Se a encomenda que você está esperando for maior que a sua caixa de correio, você recebe um papel com o qual você pode pegá-la no supermercado mais próximo da sua casa.
58 - Palavrão na Suécia? Os mais usados são "helvete" (inferno) e "skit" (merda). Mandar alguém para o inferno é um dos insultos mais pesados para um sueco.
59 - Nas academias suecas há, geralmente, um lugar para deixar os filhos brincando com uma babá enquanto você malha.
60 - Na Suécia, há algo chamado Allemansrätt (Direito de todos). Isso significa que todos têm o direito de utilizar da natureza em propriedade pública para colher frutas, acampar, desde que não destruam nada. Em áreas privadas ou de cultivo é preciso autorização.

Foto: Victória Freitas
61 - A licença maternidade/paternidade é de 16 meses divididos entre a mãe e o pai, ambos recebendo cerca de 80% do salário quando afastados. Os pais ainda ganham uma quantia a mais do governo caso decidam dividir o tempo igualmente.
62 - Os apartamentos e casas na Suécia são vendidos por meio de leilão.
63 - Falar as horas em sueco é complicado. 7:30 = "meia hora oito". 7:35 = "cinco após meia hora oito". 7.25 = "cinco pra meia hora oito".
64 - Os suecos não costumam fechar as cortinas... Passando pela rua dá pra ver as pessoas dentro das casas, cozinhando, vendo TV ou até saindo do banho!
65 - No idioma sueco, você pode juntar certas palavras e formar uma nova. O resultado são várias palavras gigantes!!!
66 - A rainha da Suécia, Sílvia, é filha de mãe brasileira e pai alemão. Ela morou no Brasil e fala português fluentemente.
67 - Suecos preferem doar a jogar fora. No site www.blocket.se há a parte dos "bortskänkes", onde as pessoas podem achar de tudo; móveis, eletrônicos e até pianos de graça!
68 - Na Suécia é possível tirar carteira de motorista sem precisar fazer aulas teóricas ou práticas. Basta você ir bem nas provas.
69 - Ter empregada doméstica não é comum na Suécia, porque paga-se caro por esse serviço. Diaristas são para ajudar e não para fazer tudo por você.
70 - Suecos ficam super à vontade com aquele silêncio que pode ser constrangedor pra você durante uma conversa.
71 - Internet, água e luz estão geralmente inclusas no aluguel.
72 - Férias na Suécia são de 25 dias ÚTEIS, que podem ser divididos como quiser durante o ano, desde que acordado com o seu chefe. Não conta como férias dias que você fica doente.
73 - O volante dos carros de correio na Suécia é do lado direito, diferente dos outros carros.
74 - Suecos amam uma espécie de pasta de caviar que vem em bisnagas: Kalles Kaviar.
75 - Os suecos têm uma palavra especial para aquele cafezinho com bolo/biscoito com amigos, colegas de trabalho ou peguete a qualquer hora do dia: FIKA. Pode ser usada como substantivo ou até verbo.

Foto: Victória Freitas
76 - É muito comum encontrar bicicletas estacionadas sem nenhum tipo de cadeado.
77 - Na Suécia é comum que as pessoas confiem umas nas outras. Não há muita burocracia. Eu já fiz cadastro em academia, por exemplo, falei que era estudante, informei meus dados pessoais e bancários e não precisei mostrar NENHUM documento.
78 - Ver casinhas vermelhas na Suécia é muito comum. Antigamente, as pessoas não pintavam as casas porque tinta era muito caro. Foi então que descobriram uma mina de cobre em Dalarna e viram que dava pra fazer tinta com aquilo.
79 - Os motoristas aqui realmente param na placa pare, mesmo se não tiver uma alma viva andando por perto. E sempre param nas faixas de pedestre quando alguém quer atravessar.
80 - Os donos de carros pagam uma taxa se forem para o centro depois das 6h da manhã e se voltarem até determinada hora. Isso serve para diminuir o tráfego de carros no centro.
81 - Os suecos gostam muito de números. A maioria dos suecos sabe de cor quantos metros quadrados tem cada cômodo da casa, inclusive a garagem.
82 - Suecos dificilmente sabem lidar com imprevistos. Tudo deve ser marcado, de preferência com semanas de antecedência.
83 - Comprar sexo é crime na Suécia, mas vender sexo (prostituir-se) é legalizado.
84 - No calendário sueco comemoram-se dias nacionais relacionados a comidas e quitutes suecos. Exemplo: Kanelbulle (4 de outubro), Polkagris (20 de abril), Semla (terça-feira, sete semanas que antecedem a Páscoa)...
85 - A porcentagem de imposto que você paga muda de acordo com o seu salário. Quanto mais você ganha, mais você paga impostos, os quais podem chegar até 59%. O resultado disso são serviços públicos de qualidade.
86 - Para alugar um apartamento de "primeira mão" na Suécia, existe uma fila gigantesca, na qual você pode ficar mais de 20 anos.
87 - Quem tem televisão em casa na Suécia deve pagar uma taxa trimestral, mesmo que não assista.
88 - Os fogões aqui, em sua grande maioria (talvez todos), são elétricos. É só virar o botão e voilà!
89 - O prêmio Nobel e a dinamite são criações do sueco Alfred Nobel.
90 - "Gift" em sueco significa casado/casada ou veneno. Entenda como quiser o humor sueco para escolha de palavras.

Slussen   ::   Foto: Victória Freitas
91 - Para comprar bebidas alcoólicas no Systembolaget, você deve ter acima de 21 anos. Se o vendedor desconfiar que você está comprando para um menor, ele pode se recusar a vender.
92 - Suecos amam beber água com gás com diversos sabores. Nos restaurantes, ao pedir água, ela geralmente vem com uma fatia de limão. *Não gosto*
93 - Suecos são apaixonados pelo sol. Podem tirar o dia de férias só porque está ensolarado. E é muito comum ver pessoas de bikini ou sem camisa na varanda ou no jardim que dá pra rua.
94 - Existe igualdade entre os sexos na Suécia, independente da idade. Meninos com unhas pintadas, homens passeando com carrinho de bebê e cuidando da casa enquanto a mulher trabalha, pais comprando boneca ou carrinho independente do sexo da criança.
95 - O Natal na Suécia é comemorado no dia 24 de dezembro. Nesse dia, às 15h, a maioria dos suecos se sentam em frente à TV para assistir ao mesmo episódio natalino do Pato Donald!
96 - Muitas pessoas têm o sobrenome terminado em -son (filho). Exemplo: Svensson (filho de Sven), Nilsson (filho de Nils), Andersson (filho de Anders)...
97 - Não há sinal vermelho para os carros que vão virar à direita. Mas os motoristas devem prestar atenção se o sinal para pedestres está verde ou não.
98 - No cinema, entre os trailers e o filme, geralmente uma cortina se fecha em frente ao telão; uma pessoa dá as boas vindas e explica sobre as saídas de emergência aos presentes. E, a não ser as animações para crianças, que são dubladas, os outros filmes são todos legendados.
99 - Na Páscoa, as crianças se vestem de bruxas e vão de casa em casa pedir moedas.
100 - A Suécia tem nomes diferentes para Batman (Läderlappen), Mickey Mouse (Musse Pig); Pato Donald (Kalle Anka)...

Chega de curiosidade, né!?
Se quiser saber mais sobre a Suécia é só seguir o Twitter que sempre tem curiosidade nova por lá!

Não se esqueça também de me seguir nas outras redes sociais ;)

31 comentários:

  1. Simplesmente amei e estou muito mais informado e apaixonado por esse país incrível! Obrigado, Victória! :D Muito bom mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimooo!!!
      Fico feliz que tenha gostado!!! Que bom que tá acompanhando sempre no Snapchat também! :D
      Beijoo!!!

      Excluir
  2. EU.....PRECISO...SAIR...DO...BRASIL...JÁ... DFE3BGDF2RF2BFEWDF BEST PAÍS EVER

    ResponderExcluir
  3. Adorei saber um pouco mais, apesar de conviver com isso sempre, pois meu noivo é Sueco, mas ainda assim eu me pego surpresa em descobrir uma ou outra coisa nova. Na maioria das vezes acho muito engraçado entender essas diferenças (em algumas delas foram precisos um pouco de discussão e desgaste rsrsr para se fazer entender), mas no final acabamos nos entendendo. Uma curiosidade é que eles são democráticos e muito compreensivos isso facilita e muito a convivência. O post está ótimo, adorei, muito bem escrito e representado. Parabéns

    ResponderExcluir
  4. Meu deus, quero muito me mudar pra esse país, mas em relação à custo e emprego?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      O custo de vida é considerado alto, mas ao mesmo tempo acho que acompanha os salários por aqui. Tudo depende do estilo de vida e do emprego de cada um. :)

      Excluir
  5. Boa tarde
    estou pensando em ir morrar nesse pais qual o custo de vida para uma um casal e 2 crianças

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Na minha opinião, o custo de vida depende de cada um, se a pessoa gasta muito ou se economiza muito, se cozinha em casa ou come na rua, se tem um salário bom ou nem tanto...
      Então, infelizmente, não tem como eu chutar qual o custo de vida para alguém sem ter muitos detalhes.
      Até!

      Excluir
  6. As notas não são de papel, mas sim de algodão!

    ResponderExcluir
  7. Oi,
    Tem algum lugar onde eu possa ter mais informações sobre o custo de vida na Suécia?
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Não sei bem como responder ao seu comentário...
      Tem algo específico que queira saber?
      Eu acho bem carinho se comparar com o Brasil, mas aqui o salário é maior, então acaba que o custo de vida fica "normal" pra quem mora aqui. :)

      Excluir
  8. Muito bom....que curiosidade boa, eu recebi um email de um juiz e seus costumes, ele mora a uma hora de estocolmo e vai de bicicleta todos os dias, ele tem um salário q/ chega a $20 mil(real) mas tem uma moradia simples, não acredito que todos sejam assim c/ esse salário, deve ser da natureza dele, vou buscar saber mais desse pais maravilhoso...Abraço !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal!
      Tem várias pessoas por aqui que agem da mesma forma. :)
      Obrigada pelo comentário!
      Beijos

      Excluir
  9. Me mandaram uma mensagem sobre a Suécia, não entendi, fui pesquisar... Show! Amém, agora posso falar algo sobre a Suécia. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal, né?
      Eu nem sabia o que era Suécia antes de vir pra cá! Hehe

      Excluir
  10. Adorei!! Obrigada! Da mesmo vontade de conhecer e quem sabe viver ai :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Uma dica é vir conhecer no verão e no inverno para ver como a Suécia é linda de qualquer jeito e saber como é se virar com o clima super frio :)

      Excluir
  11. Oi, é difícil conseguir morar na Suécia? Quais são as exigências?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Recomendo entrar em contato com a embaixada da Suécia no Brasil. Eles podem ajudá-lo a escolher a opção que mais combinaria com o seu caso.
      ;)

      Excluir
  12. Adorei, agora mais que nunca quero morar ai...

    ResponderExcluir
  13. Estou adorando ler suas dicas sobre a Suécia no seu blog!

    ResponderExcluir
  14. Olá! Sou estudante e quero cursar arquitetura, e estou interessada em saber como funciona o intercâmbio para a Suécia. É complicado conseguir a "nacionalidade sueca", para ser considerado legítimo cidadão? Há preconceito contra estrangeiros? É complicado para um estudante conseguir emprego ou começar uma vida na Suécia?
    Obrigada desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Bom, eu não sei como funciona intercâmbio para estudar porque este não foi o meu caso, então prefiro não dar opinião sem ter vivido na prática. A dica que posso dar a você é procurar a embaixada da Suécia no Brasil e tirar suas dúvidas quanto a isso. Outra forma de tirar dúvidas é procurar um grupo no Facebook chamado "Quero morar na Suécia", geralmente lá tem pessoas com as mesmas dúvidas e é só pesquisas por palavras-chave na caixa de pesquisa, caso não encontre, crie um post com sua pergunta e alguém provavelmente irá responder.

      Sobre preconceito, nunca sofri nenhum preconceito de forma direta, é super tranquilo pra mim a questão de ser estrangeira na Suécia.

      Pesquise no grupo que indiquei que você vai achar bastante informação sobre a vida na Suécia!

      Espero ter ajudado!
      Hej då!

      Excluir
  15. Como é visto o cidadão que tem a cidadania européia ai? Como é o Sistema de saúde? E escola é gratuito ou paga?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lúcia!
      Se não me engano, a pessoa com cidadania europeia (de países que fazem parte da União Europeia) tem o direito de ficar na Suécia por tempo indeterminado, mas sem direito à saúde e educação gratuitas. Para isso, a pessoa deve ter visto de trabalho, por exemplo e criar o personnummer e assim ter acesso a isso.
      Tem um post no blog sobre o Sistema de Saúde:
      http://www.morandonasuecia.com/2016/10/saude-na-suecia-como-funciona-e-de-graca.html

      Até!

      Excluir
  16. Olá, gostei muito das suas dicas, obrigada. Gostaria de saber se nesse país há incidência de racismo e como esse assunto é tratado por aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Simone.
      Acho que racismo existe em qualquer lugar do mundo, só depende de pessoas e situações pelas quais elas passam. Aqui em Estocolmo, por exemplo, tem pessoas do mundo inteiro e com culturas diferentes, algumas inclusive que vêm de lugares onde racismo é considerado ok.
      Se eu for falar de experiência própria eu nunca sofri preconceito/racismo por aqui não, mas também nunca sofri no Brasil. O único contato que tive com certo tipo de preconceito foi quando um sueco comentou comigo que não gosta que imigrantes venham pra cá, mas aí é problema dele, afinal estou aqui e muitos outros imigrantes também estão.
      Infelizmente, é difícil pra mim responder sua pergunta porque nunca fiz nenhuma pesquisa relacionada ao assunto...

      Até mais!

      Excluir

Por Victória Freitas

authorOi, Eu sou a Vic, autora do blog Morando na Suécia.
Quer saber mais?



♢ ♢ ♢

♢ ♢ ♢
Snapchat: stronglica

INSTAGRAM