9 de fevereiro de 2016

FETTISDAGEN, SEMLA, CARNAVAL...

Nesta terça-feira, dia 09 de fevereiro de 2016, é dia de comemorar o chamado Fettisdagen na Suécia. Traduzido livremente, o nome fica algo como "Dia Gordo" ou "Terça-Feira Gorda". 

Aqui, isso também significa que é dia de comer muito Semla, uma guloseima tipicamente sueca que abarrota as vitrines de todos os cafés e lanchonetes das cidades durante o Fettisdagen e a semana que o antecede.

Quer saber de que é feito o Semla, o que é o Fettisdagen e o que esse dia tem a ver com o Carnaval no Brasil? É só continuar lendo...

SEMLA  -   Foto: Baws.se
O QUE É O FETTISDAGEN?

Na Suécia, Fettisdagen é o nome dado à terça-feira que antecede a quaresma, 47 dias antes da Páscoa, portanto, uma data que varia a cada ano. Apesar de a Suécia não ser um país considerado religioso, esta é uma das tradições cristãs que ainda é mantida pelos suecos. 

Cada país tem sua variação de nome para a Terça-Feira Gorda. Em alguns países, ela é chamada de Terça-Feira da Panqueca ou, como no Brasil, Terça-Feira de Carnaval. 

O nome Terça-Feira Gorda se refere aos quitutes gordurosos que as pessoas comem neste dia, uma espécie de despedida desse tipo de comida, já que os dias de jejum estão prestes a começar. Na Suécia, a tradição é comer Semla.

SEMLA

Pão típico sueco, o Semla é feito de farinha de trigo, aromatizado com cardamomo e recheado com pasta de amêndoas e um creme tipo chantilly. Estima-se que 40 milhões de Semlor sejam vendidos a cada ano na Suécia. 

Há também algumas variações do Semla, por exemplo: adição de nozes picadas e mel; frutas ou geléias; raspas de chocolate; etc.

CARNAVAL E FETTISDAGEN

Teoricamente, a proposta do Carnaval no Brasil e do Fettisdagen na Suécia são a mesma coisa. O Carnaval é definido pelo "adeus à carne" e a Terça-Feira Gorda pelo "adeus à comida gordurosa", e os dois têm ligação direta com a Páscoa e com o período de reflexão espiritual e jejum durante a quaresma. 

A forma de celebrar, porém, é bastante diferente de um país para o outro. Enquanto o Carnaval no Brasil é marcado por festa, música, alegorias de escolas de samba, etc., na Suécia, a comida é o que mais se faz presente, tradição antiga de quando as pessoas costumavam ir de fazenda em fazenda pedir comida, a qual não podia ser negada no Fettisdagen.


Suécia ou Brasil, tenha um ótimo Fettisdag e Carnaval!
Hej då!        

6 comentários:

  1. Oi, Vic! Não sou muito fã de doces suecos, acho sempre que tudo tem o mesmo gosto, mas tenho que reconhecer uma "semlazinha" com um cafézinho...DELICIA!

    Beijo pra vc!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ôh, Rafa... Pra confessar, não sou muito chegada no semla, acredita? HAhahaha!

      Beeeijos!

      Excluir
  2. Eu preferia passar o carnaval na Suécia. Sempre! rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahaha! Seja aqui ou aí, sempre fico em casa mesmo. xD

      Excluir
  3. Victória, o doce lembra o nosso "sonho", mas a ideia de comer em certa semana me lembra a rabanada, típica das festas de fim de ano. Sou louca para conhecer a Suécia e já negociei com Deus, na próxima encarnação se não for pra nascer sueca, nem desço! rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahaha!!! Nascer pelo menos em um país aqui perto, né?
      E sobre o doce, verdade! Mas pessoalmente, prefiro o sonho mesmo! =)

      Excluir

Por Victória Freitas

authorOi, Eu sou a Vic, autora do blog Morando na Suécia.
Quer saber mais?



♢ ♢ ♢

♢ ♢ ♢
Snapchat: stronglica

INSTAGRAM