12 de outubro de 2016

LAVANDERIA COMUNITÁRIA NA SUÉCIA

As lavanderias comunitárias na Suécia, chamadas de tvättstuga, são locais com máquinas de lavar e secar roupas. Cada bloco de prédios tem uma lavanderia coletiva que geralmente fica ou no primeiro andar de um dos prédios ou em uma casinha ali perto que funciona apenas como lavanderia.

Cada tvättstuga tem as próprias regras e horários de funcionamento diferentes. Em geral, elas não funcionam após 22h, para que o barulho não incomode os moradores próximos ao local. Mas existem lavanderias que funcionam 24h.

Apesar de lavar roupa ser uma atividade relativamente fácil, principalmente usando máquina, quando cheguei aqui foi uma luta até entender essas tais máquinas e as informações da lavanderia todas em sueco.

O QUE TEM NA LAVANDERIA
O mínimo que já vi em uma lavanderia até hoje foram duas máquinas de lavar e duas máquinas de secar diferentes: uma parecida com a máquina de lavar, na qual você só joga as roupas, e outra maior, tipo um armário, na qual você pode pendurar suas roupas para secar. Mas Já vi lavanderia também com mais de 10 máquinas de lavar, provavelmente para uma quantidade maior de apartamentos.
Secadora
Secadora
Instruções sobre como usar as máquinas
Além disso, sempre tem uma pia, carrinho para transportar as roupas de uma máquina pra outra, uma mesa que pode ser usada para dobrar as roupas, um quadro de avisos, informações sobre como a lavanderia deve ser usada, uma vassoura e uma lixeira grande.


COMO FUNCIONA
Cada morador tem uma chave para a lavanderia do seu bloco de prédios, que pode ser uma chave eletrônica ou até a mesma chave do apartamento. As chaves eletrônicas geralmente servem para dar acesso à lavanderia e para marcar horário.

O horário na lavanderia pode ser marcado ou de forma eletrônica, ou em um quadro de horários com buraquinhos no qual você coloca seu cadeado ou até mesmo escrevendo seu nome em um papel. Depende de cada lavanderia. 
Quadro de horários
As que funcionam de forma eletrônica geralmente só permitem o acesso da pessoa que marcou o horário e, se ela se atrasar uns minutinhos para pegar a roupa dentro desse horário, a roupa fica lá dentro mesmo. Nesse caso, ou você espera alguém aparecer e entra junto ou você marca o próximo horário (o que talvez pode não ser uma boa ideia, já que muitas lavanderias têm quantidade máxima de reserva por semana/mês para um determinado apartamento).

REGRAS GERAIS
A tvättstuga tem sempre regrinhas básicas tanto de uso quanto de convívio social. São elas:
Geralmente não se pode lavar tapetes nas lavanderias comunitárias, a não ser que elas tenham máquinas apropriadas para isso.
Sempre limpe o local após usá-lo, incluindo o filtro da secadora.
Se achar uma peça de roupa perdida (sempre tem!), deixar em local visível para que o dono ache quando voltar à lavanderia.

E assim funciona a lavanderia comunitária na Suécia! =)
Hej då!

4 comentários:

  1. Vic,
    acho incrível essa capacidade de vida comunitária que os suecos têm. É muito diferente da nossa aqui no Brasil (pelo menos, da minha aqui em São Paulo). Gostaria que aqui fosse mais como aí.

    Beijos,

    Algumas Observações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Também gosto muito disso, pessoal organizado e respeita o espaço do outro! :)
      Obrigada pelo comentário!

      Excluir
  2. Uma duvida que não consegui achar na breve pesquisa que fiz foi em relação a preço de eletrônicos. Teria como me informar sobre?
    Parabéns pelo blog, tem me tirado varias duvidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Até hoje, os eletrônicos que comprei (em Estocolmo) não se diferenciam tanto do preço no Brasil. Não é mais barato, às vezes é até mais caro. Mas não consigo informar certinho não, talvez seja uma boa pesquisar nos sites de eletrônicos da Suécia: www.elgiganten.se ou www.mediamarkt.se, por exemplo!
      Espero ter ajudado!
      Hej då!

      Excluir

Por Victória Freitas

authorOi, Eu sou a Vic, autora do blog Morando na Suécia.
Quer saber mais?



♢ ♢ ♢

♢ ♢ ♢
Snapchat: stronglica

INSTAGRAM