8 de outubro de 2016

PASSEIO DE UM DIA POR ESTOCOLMO SEM GASTAR MUITO!

Muita gente viaja pela Europa e acaba ficando pouco tempo em algumas das cidades escolhidas para visitar. Certa vez, um amigo brasileiro estava passeando pela Finlândia e decidiu pegar um barco até Estocolmo para ficar apenas um dia na cidade!

Há alguns meses, decidi mostrar Estocolmo pelo Snapchat e fiquei surpresa com quanta coisa consegui mostrar em apenas um dia! É claro que o quanto você irá ver da cidade em menos de 24 horas vai depender do seu ritmo e até de outros fatores como o clima/tempo.

Stortorget | Foto: Victória Freitas
A minha ideia é descrever o passeio que fiz e dar dicas de lugares extras para quem estiver na cidade só por um dia escolher o que agradar mais. É um passeio que não inclui muitas atividades internas, como museus, mas que irá fazer com que você conheça bastante da cidade e, o melhor, sem gastar muito!

DO QUE VOCÊ PRECISA
Tudo o que você vai precisar para que o passeio fique menos cansativo e mais interessante é um cartão de transporte. Você tem várias escolhas na hora de comprar o cartão, desde tickets únicos, passando por períodos de 24h, 72h, um mês e até três meses. Se você vai mesmo passar apenas um dia na cidade (chegada e partida no mesmo dia), escolha o cartão de 24h ilimitado:
Cartão SL: 20 SEK (Coroas suecas)
Recarga de 24h: 115 SEK
*Caso sua viagem de volta esteja marcada para o outro dia, talvez seja melhor outra opção. Escolha a que melhor combinar com o tempo que você irá ficar na cidade.

COMECE CEDO
Comecei na estação central de Estocolmo às 8h, lá você pode pegar um mapa da cidade no balcão de informações. De lá fui até Hötorget para mostrar a fachada da Kulturhuset, onde acontece a entrega do Prêmio Nobel. Não há muito o que ver de turístico por lá, então você pode começar a partir da minha próxima parada: Stadshuset, a prefeitura de Estocolmo.

STADSHUSET: PREFEITURA DE ESTOCOLMO
A prefeitura de Estocolmo é um dos prédios mais famosos da cidade e fica bem perto da estação central. É lá que é realizado o banquete após a entrega do Prêmio Nobel.
Além de sua arquitetura maravilhosa que lembra um castelo, de lá você tem uma das vistas mais fotografadas da cidade.

Stadshuset no Outono | Foto: Victória Freitas
Vista da Prefeitura que mostra o ilhéu Riddarholmen | Foto: Victória Freitas

GAMLA STAN
Da prefeitura dá pra ir andando também até a cidade velha de Estocolmo, Gamla Stan, a preferida dos viajantes. Gamla Stan é linda, perfeita para tirar fotos turísticas. É lá onde está localizado o castelo real, a igreja mais antiga de Estocolmo (Storkyrkan), a praça queridinha das câmeras dos turistas: Stortorget, sem falar nas ruazinhas estreitas e casinhas coloridas encantadoras que guardam surpresas como a menor estátua da Suécia, järnpojke (menino de ferro).

Gamla Stan | Foto: Victória Freitas
Järnpojke | Foto: Victória Freitas
Castelo Real  | Foto: Victória Freitas
Se quiser, você pode checar o horário da troca de guarda no dia em que estará em Estocolmo e assim planejar a ida até Gamla Stan de acordo com ela.

DJURGÅRDEN
Outro local muito visitado pelos turistas, principalmente os que gostam de museus, é a ilha de Djurgården. Há várias opções para chegar até lá. Você pode pegar um bondinho a partir da praça Kungsträdgården, que não fica muito longe da estação central, ou pode pegar o metrô até a estação Slussen e de lá pegar um barco até Djurgården, usando o mesmo cartão de transporte.
Tanto o passeio de bonde quanto o de barco oferecem vistas maravilhosas da cidade.

Bondinho que vai para Djurgården | Foto: Victória Freitas
Visitar museus talvez não seja uma boa ideia para quem vai passar apenas um dia na cidade de Estocolmo, mas se tiver um tempinho extra, é em Djurgården que está localizado o famoso museu do Vasa e, se vier acompanhado de criança, o Junibacken é uma opção que encanta crianças e adultos.

Ainda que você não entre nos museus da ilha, só uma caminhada por lá já vale a pena!

SKINNARVIKSBERGET
Vai ficar para o pôr do sol? Recomendo o ponto natural mais alto do centro de Estocolmo: Skinnarviksberget. Se der tempo, comece a caminhada pela Monteliusvägen e você terá uma das vistas mais lindas da cidade de Estocolmo. Não vai dar tempo? Vá de metrô até Zinkensdamn, suba Skinnarviksberget e aproveite a vista e o pôr do sol. Tanto durante o dia quanto à noite, a vista é maravilhosa!

Skinnarviksberget | Foto: Victória Freitas
O acesso é complicado durante o inverno, já que é uma montanha e a neve pode estar escorregadia para a escalada. Então prefira o passeio durante o verão.

ESTÁ CHOVENDO?
O passeio acima pode não ser o mais indicado em um dia chuvoso. Para os dias de chuva em Estocolmo, os museus são uma boa pedida e há vários museus gratuitos bem no centro da cidade!

Estação Vreten | Foto: Victória Freitas
Além disso, as estações de metrô de Estocolmo são consideradas uma enorme galeria de arte. A linha azul do metrô é a minha preferida, começando na estação Kungsträdgården e indo em direção a Hjulsta, as minhas favoritas são as estações Vreten, Duvbo e Rissne.

Gostou do roteiro? Tem alguma dica ou sugestão de lugar? Deixe nos comentários!

Hej då!

4 comentários:

  1. Se um dia ganhar na Mega Sena, mudo imediatamente para Estocolmo. Lá tem tudo que eu quero: respeito, educação, limpeza, clima frio, liberdade e segurança, tudo que não encontro no Brasil, "o melhor lugar do mundo para viver" - na visão dos mais ingênuos ou masoquistas.

    ResponderExcluir
  2. Ola Victoria,
    Estou indo a Estocolmo no inicio de dezembro. li e gostei das suas dicas. Obrigado

    ResponderExcluir
  3. Estou aqui em Estocolmo e vou seguir sua ideia. Acho que vou amar. Fico até dia 17 e tudo que já vi até agora fiquei encantada. Agradeço e depois posto aqui o que ver e achar.

    ResponderExcluir

Por Victória Freitas

authorOi, Eu sou a Vic, autora do blog Morando na Suécia.
Quer saber mais?



♢ ♢ ♢

♢ ♢ ♢
Snapchat: stronglica

INSTAGRAM