5 de janeiro de 2017

COMO ECONOMIZAR MORANDO EM ESTOCOLMO

Não acho que seja segredo pra ninguém o fato de que Estocolmo é uma cidade onde tudo é muito caro, não só para turistas, mas pra quem mora aqui também. Ir ao cinema, cabeleireiro, restaurante ou até tomar um cafezinho nunca foi tão caro antes de eu vir morar aqui! O lado bom é que o salário na Suécia geralmente acompanha esses preços lá em cima; dá pra viver tranquilo e ainda sobra um pouco no final do mês. 

O problema é que nem todo mundo tem um emprego que paga bem, sem falar que muitos chegam ao país e demora até que consigam o primeiro emprego. Então, separei algumas dicas legais para quem quer ou precisa economizar coroas suecas!

Coroas Suecas  ::  Foto: Victória Freitas
DICAS DE SUPERMERCADO

Dá pra economizar de várias formas quando o assunto é supermercado:
A primeira delas é saber qual o supermercado mais barato na cidade e eu já digo a você: MatDax, o que fica em Hagsätra centrum. Fiquei surpresa a primeira vez que fui lá e vi tantas plaquinhas de promoção de  10 coroas. Os supermercados que fazem parte da rede “Den Svenska Matrebellen”, como é o caso do MatDax, têm as mesmas promoções no folheto semanal, mas de todos que fui até hoje, o que mais gostei em relação a preço e qualidade foi o MatDax de Hagsätra mesmo. Outro supermercado onde costumo comprar e também é barato é o Lidl.
O segundo passo é baixar agora o aplicativo Tiendeo, que mostra as promoções semanais de todos os supermercados (e lojas) da cidade, e fazer sua lista de compras baseada nas promoções da semana.
Terceiro: muitos supermercados têm um cartão fidelidade com o qual você pode aproveitar promoções específicas e acumular pontos para ter descontos ou comprar mais. Vale a pena fazer!

TROCAR O RESTAURANTE PELA COMIDINHA CASEIRA

Quando cheguei por aqui não sabia cozinhar, mas os preços dos restaurantes (a comida também) me forçaram a aprender! Cozinhar em casa ao invés de comer fora faz uma diferença enorme no final do mês, sem falar que pode ser bem mais saudável.
Já levei muitas marmitas pra escola e pro trabalho!

UNHAS, CABELO, SOBRANCELHA, DEPILAÇÃO

Tantas coisas pra fazer a gente gastar nosso rico dinheirinho, né? Imagina aqui que serviços como manicure e cabeleireiro saem os dois olhos da cara! A dica aqui é aprender a fazer você mesmo. Eu corto meu próprio cabelo, faço minhas unhas, minha sobrancelha e depilo minhas pernas por conta própria. Fica perfeito? Claro que não! Mas meu dinheiro fica guardadinho.
É claro que uma vez ou outra é necessário ir ao cabeleireiro pra consertarem a cagada que eu provavelmente fiz, e isso eu deixo pra quando vou visitar meu Brasil querido de preços legais.

É MAIS BARATO MORAR LONGE

Não exatamente, mas é mais ou menos assim: quanto mais afastado do centro, mais barato.
O transporte público daqui funciona muito bem e é maravilhoso e, se você quer ou precisa economizar, por que não sacrificar um pouquinho do seu tempo no metrô/trem/busão por um preço mais bacana no aluguel?

POBRE NÃO, VINTAGE!

O Blocket.se é um site onde a suecada coloca pra vender o que não usa mais ao invés de jogar fora. Vasculhando pelo site, você consegue encontrar coisas quase novas por metade do preço do mesmo produto na IKEA, só porque foi usado dois dias e o dono decidiu que não gosta mais.
O melhor é que se você digitar “bortskänkes” na caixa de pequisa do blocket, você encontra produtos gratuitos (sério!), basta você ir lá buscar e é seu (claro que nessa parte tem muita coisa velha, mas se procurar bem, tem coisas legais).

Gostou das dicas? Sabe de mais alguma dica sobre como economizar morando em Estocolmo? Deixa aí nos comentários!

8 comentários:

  1. Metrô: Bilhete anual ou bilhete de para o Verão também são bons negócios.
    Roupas de 2º mão: myrorna ou stadsmission
    Mercado: veja se tem como se cadastrar como cliente, vc acumula cupons de descontos pelas compras.
    Jornais de bairro costumam dar cupons para gastar nos mercados.
    Restaurante: fica de olho no dagens lunch com preço amigo ao inves de gastar mais que o dobro no mesmo prato no jantar.
    Ikea tem a parte do Findy, são peças avulsas com ate 70% de desconto.
    Toda virada de estação tem promoção em tudo que é canto, principalmente as roupas.

    ResponderExcluir
  2. Muito boas as dicas, principalmente do supermercado!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Fabiola,
    eu sou uma avó portuguesa que tem o vicio das viagens, mas como não sou rica procuro viajar sim mas gastando pouco.
    Quero ficar num hostel, ou quiçá em casa de alguém que queira ganhar um extra dando-me a possibilidade de dormir, cozinhar e tomar um duche.
    Consegues ajudar-me?
    grata
    Beijinho
    avó Zézinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Não sei muito bem sobre preços de hostels por aqui.
      Mas já tentou sites como couchsurfing? São pessoas que oferecem a casa para viajantes.
      Beijos!

      Excluir
  4. Oi Victória, desculpa incomodar, primeiramente eu gostaria de parabenizar a você pelo blog, me ajudou muito com todas as dúvidas que eu tinha, mas uma restou rs...

    Eu vou me mudar para Suécia para viver com meu namorado em dezembro, ele é Sueco. E eu quero voltar a estudar em Estocolmo, no site da universidade eles dizem que estudantes que não são da Suécia ou da União Europeia precisam pagar pelos estudos. A minha pergunta é, mesmo indo por Vínculo Familiar, eu ainda vou me enquadrar como estudante e ainda assim terei que pagar pelos estudos, ou não?

    Desde já muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lo!
      Que bom que gosta do blog! Fico feliz!
      Se não me engano, se o seu visto for por vínculo familiar, você não vai precisar pagar pelos estudos (em caso de cursos que são grátis), porque você terá o personnummer e a identidade sueca.

      Beijos!

      Excluir
  5. Bela iniciativa este blog, Vitória! Realmente, ajuda muito. Soubemos que o comércio e serviços na Suécia são pagos eletronicamente (cartões bancários e aplicativos de celular). Os cartões de bancos brasileiros são aceitos normalmente, enquanto não abrirmos conta em banco sueco? Agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir

Por Victória Freitas

authorOi, Eu sou a Vic, autora do blog Morando na Suécia.
Quer saber mais?



♢ ♢ ♢

♢ ♢ ♢
Snapchat: stronglica

INSTAGRAM