PERGUNTAS FREQUENTES

Resolvi criar este espaço para as perguntas que recebo com frequência, tanto aqui no blog como nas redes sociais (com o tempo vou acrescentando mais). As respostas são com base na minha experiência, relatos de amigos e algumas pesquisas pela internet. Como eu não passei por algumas situações abaixo, há chances de eu estar errada sobre determinado assunto. Por isso, além de ler aqui, eu aconselho você a fazer suas próprias pesquisas em sites confiáveis sobre a Suécia, como este site, por exemplo.

  • TENHO CIDADANIA ITALIANA (OU DE OUTRO PAÍS DA UNIÃO EUROPEIA), POSSO MORAR NA SUÉCIA?

Este é um dos assuntos sobre os quais eu não tenho muitas informações, mas pelo que leio nos grupos de brasileiros na Suécia, acho que quem tem cidadania de país da União Europeia pode viajar para qualquer um dos outros países que também fazem parte da UE, não sei se é por tempo indeterminado.

Porém, só com a cidadania de um destes outros países não dá a você todos os direitos de um cidadão sueco por aqui. Você não poderá, por exemplo, cursar o ensino médio ou fazer aula de sueco para imigrantes e deverá pagar por todas as consultas médicas e cirurgias caso precise. 

A dica é tentar arrumar um emprego o mais rápido possível enquanto estiver aqui, para ter a permissão de trabalho/residência e conseguir o seu personnummer, que dá direito às estas coisas aí de cima e mais.

  • O QUE VOCÊ FAZ NA SUÉCIA? 

Fiquei um bom tempo só estudando sueco quando cheguei aqui. Agora trabalho como tradutora de documentos de engenharia de gerador na VOITH Hydro, que fica em Västerås.

  • POR QUE VOCÊ FOI PARA A SUÉCIA?

Tudo sobre a minha vinda para cá está escrito nos primeiros posts do blog.
Você pode acessar estes links:

9 comentários:

  1. QUAL O MOTIVO DE TER ESCOLHIDO A SUÉCIA?
    E O QUE FEZ VOCÊ GOSTAR DO PAÍS E NÃO QUERER MAIS VOLTAR?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A resposta para sua primeira pergunta está no primeiro link da terceira pergunta ali em cima! :)
      Quem falou que não quero mais voltar? Já pensei várias vezes em voltar, só fica meio difícil com a situação do Brasil nesse momento. Mas quase tudo aqui na Suécia é muito bom, só a comida que complica um pouco. Hahaha

      Excluir
  2. Oi Victória sei site irá me ajudar muito S2! meu namorado esta indo trabalhar justamente ai com voce na VOITH Hydro, que fica em Västerås, e suas dicas me ajudarão muito . Francine Sassi

    ResponderExcluir
  3. Olá! Parabéns pelo SITE e pela iniciativa de passar adiante suas experiências na Suécia e informações acerca desse país fantástico!

    Na Austrália, Nova Zelândia, Canadá e etc. a pessoa que deseja imigrar tem como estratégia primeira ir para o país, fazer um curso de idiomas por mais ou menos 2 anos, depois cursar uma faculdade de alguma profissão em demanda, depois buscar emprego na área ou ao menos algum visto de trabalho que lhe permita ficar no país e, por conseguinte, através de algumas outras estratégias legais, obter a residência permanente.

    Na Suécia, pelo que você vê e sabe, quais as principais estratégias legais de imigração adotadas por brasileiros sem visto europeu e sem matrimônio com um nativo?

    Eu estou perguntando porque eu e minha mulher somos apaixonados pela Suécia. Eu não falo inglês, sou funcionário público e jornalista e tenho 32 anos. Ela é professora de inglês e tem 26 anos.

    Aguardo sua resposta e, desde já, agradeço pela atenção e simpatia.

    Muitíssimo obrigado!

    Até breve!

    Att.: Rafael

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Bom, acho que uma estratégia legal é procurar emprego pelo Brasil e conseguir numa empresa que irá cuidar do processo de visto para você.
      Tentar empresas suecas no Brasil é uma boa!
      :)

      Excluir
  4. boa tarde,
    tenho um filho com cardiopatia e neuropatia, gostaria de saber como é para morar com ele aí tendo como foco a saúde dele, reabilitação,chances de andar etc...sou jornalista e me interesso muito pela suécia, aguardo um retorno.

    Se possível me responder por e-mail agradeceria
    yvila.rickmann@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Victória, que mulher interssante você é.

    ResponderExcluir
  6. Olá Vitória!
    O seu blog é sem dúvida bastante interessante. Gostaria que me ajudasse numa questão... A minha filha está a realizar um trabalho na escola sobre a Suécia e a sua entrada na União Europeia, e um dos pontos é : porque razão a Suécia entrou para a UE?
    Pode-me ajudar nesta questão?

    filipaccmorais@gmail.com

    Obrigada!!!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Parece que a violência aumentou muito na Suécia depois que o governo permitiu a entrada de imigrantes sem controle. Fique sabendo que os casos de estupros aumentaram 500%. Mas mesmo assim é um ótimo país. Só não iria para lá por causa do clima. Prefiro Austrália ou Nova Zelândia.

    ResponderExcluir

Por Victória Freitas

authorOi, Eu sou a Vic, autora do blog Morando na Suécia.
Quer saber mais?



♢ ♢ ♢

♢ ♢ ♢
Snapchat: stronglica

INSTAGRAM